Saltar para o conteúdo principal

Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/05/2004 - 15h51

Touro clonado de outro clone vive há quatro anos no Japão

da France Presse

Há quase quatro anos, a réplica de um outro touro clonado vive em uma fazenda japonesa, revelaram nesta segunda-feira os cientistas responsáveis pela experiência, ao publicarem seus trabalhos na revista "Nature Biotechnology".

Os "pais" do clone guardaram segredo durante todo este tempo para agora poder afirmar que sua criação, batizada de Kamitakafuku, possui saúde perfeita.

Para conseguirem chegar a Kamitakafuku, foram necessários 358 óvulos, mas 258 foram desperdiçados, disseram os cientistas.

O trabalho foi resultado do esforço dos pesquisadores do Laboratório de Genética Celular e de Transferência Embrionária de Kagoshima, no Japão, e dos cientistas Cindi Tian e Xiangzhong Yang, da Universidade de Connecticut.

Para obter um clone, é preciso retirar do óvulo seu código genético, substituí-lo pelo do candidato à replicação e depois simular a fecundação.

Desde o nascimento da ovelha Dolly, em 1997, os cientistas conseguiram reproduzir de forma idêntica ratos, vacas, cabras, porcos, coelhos e até mesmo gatos. Mas nunca um macaco, animal considerado muito próximo do ser humano.

Em fevereiro, pesquisadores brasileiros anunciaram ter conseguido façanha semelhante com o nascimento da bezerra Vitoriosa, um clone da vaca Vitória --primeiro clone bovino da América Latina, nascido há três anos.