Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/07/2004 - 13h50

Cassini envia primeiras imagens após entrar em órbita de Saturno

Publicidade

da Folha Online

Após o sucesso da manobra que colocou Cassini em órbita de Saturno, a sonda enviou as primeiras imagens dos anéis que circulam o gigante gasoso.

De acordo com cientistas da Nasa (agência espacial norte-americana), as fotos em preto e branco possuem muitas interferências. Mesmo assim, são as mais claras imagens já obtidas até hoje e permitem visualizar detalhes importantes de suas estruturas.

A uma distância de 1,5 bilhões de quilômetros da Terra, as imagens demoraram cerca de 80 minutos para chegar até os cientistas da Nasa.

"Absolutamente magníficas", disse Carolyn Porco, líder do time de imagens da missão Cassini. "São tão perfeitas que parecem falsas", acrescentou.

A missão Cassini-Huygens é um projeto conjunto entre as agências espaciais norte-americana, européia e italiana que custou US$ 3,3 bilhões.

Durante os quatro anos de funcionamento --em que completará 76 órbitas em torno do gigante gasoso-- Cassini deve coletar importantes dados sobre o planeta, seus anéis e suas 31 luas conhecidas.

Leia mais
  • Sonda Cassini entra em órbita de Saturno

    Especial
  • Veja galeria de imagens enviadas pela sonda Cassini
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre a missão Cassini-Huygens

    Sites relacionados
  • www.nasa.gov/cassini
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página