Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/09/2004 - 09h39

Cápsula espacial com partículas de vento solar chega hoje à Terra

Publicidade

da Folha Online

A sonda espacial Genesis, que deixou a Terra em 2001, entrega hoje a pesquisadores norte-americanos partículas de vento solar que captou em sua viagem de três anos.

Nasa/Reuters
Concepção artística da sonda espacial Genesis


Durante a aproximação, a sonda vai ejetar uma pequena cápsula que vai planar sobre o deserto do Utah, nos Estados Unidos, até ser recolhida em pleno vôo por helicópteros, evitando o choque com a superfície.

A previsão é de que a cápsula de 200 quilos adentre a atmosfera às 12h55 (horário de Brasília) e, com a ajuda de um pára-quedas e de uma espécie de planador, reduza sua velocidade para ser resgatada.

O resgate

"Está tudo pronto", afirmou hoje Don Sweetman, diretor do projeto Genesis, da Nasa (agência espacial norte-americana).

Apesar desta técnica de resgate estar sendo usada pela primeira vez numa missão espacial, ela já foi utilizada diversas vezes no passado por militares norte-americanos para resgatar filmes que eram ejetados de satélites espiões.

Segundo a agência espacial norte-americana, a sonda cruzou a órbita da Lua na segunda-feira em sua "rápida aproximação à Terra", a uma velocidade de 1,25 km/s, e já realizou a última correção de trajetória.

A missão

A Genesis foi lançada em agosto de 2001. Em 3 de dezembro de 2003, deu início à sua missão num ponto gravitacional conhecido como L1, situado entre a Terra e o Sol. Em abril deste ano, o material coletado foi guardado dentro de uma cápsula, e a sonda iniciou o seu regresso à Terra.

Para os cientistas da Nasa, a análise do vento solar --que contém amostras de pó interestelar, pouco maiores que um grão de areia-- é crucial para compreender de que é feito o Universo.

"A missão Genesis é um passo crucial da futura exploração interplanetária", disse Don Burnett, um dos cientistas da missão. "Ao recolher matéria solar que podemos analisar nos laboratórios da Terra, teremos dados fundamentais que vão ajudar a compreender como se formaram os planetas no início do Sistema Solar."

Depois de ejetada a cápsula, a Genesis vai se afastar novamente da Terra, continuando sua trajetória até entrar em órbita em torno do Sol.

Segundo os cientistas, o Sol contém 99% da matéria que existe em todo o Sistema Solar.

Apesar de ser formado principalmente por hidrogênio e hélio, estudos anteriores da Nasa revelaram que o vento solar possui outros 60 elementos, segundo os cientistas.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Sonda Genesis sofre acidente ao chegar à Terra
  • Partículas podem revelar história do Sistema Solar, diz astrônomo

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a sonda espacial Genesis
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página