Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/10/2004 - 15h26

Greenpeace comemora aprovação de Kyoto pelo parlamento russo

Publicidade

da Folha Online

O grupo ambientalista internacional Greenpeace comemorou a aprovação da ratificação do Protocolo de Kyoto --tratado internacional que objetiva combater a emissão de gases responsáveis pelo aquecimento global-- pelo parlamento russo.

Para começar a valer, o Protocolo de Kyoto tinha que ser ratificado por nações responsáveis por pelo menos 55% das emissões de gás carbônico (CO2) dos países industrializados.

Como os Estados Unidos decidiram em março de 2001 não ratificar o acordo, a taxa de 55% só poderia ser alcançada com a autorização de Moscou.

Para o diretor das campanhas do Greenpeace, Marcelo Furtado, agora o Brasil precisa ser mais ativo em políticas contra desmatamento.

"Agora que o protocolo entrará em vigência legal no mundo, o Brasil tem a obrigação junto à população brasileira de desenvolver uma política para mudanças climáticas que vise efetivamente coibir o desmatamento e eliminar as emissões de gases de efeito estufa", disse Furtado. "É fundamental que o país, membro do tratado, promova um aumento da participação das energias renováveis na sua matriz energética", acrescentou.

Na avaliação do Greenpeace, para evitar os piores impactos do aquecimento global --como mortes e deslocamentos de pessoas, perda de espécies de animais e plantas, destruição de habitats e eclosão de guerras entre as nações-- é necessário que até 2020 as emissões de gases de efeito estufa sejam reduzidas aos níveis de 1990.

Em seguida, segundo o grupo ambientalista, é preciso reduzir esse número à metade até meados do século 21.

Segundo o Greenpeace, é necessário que as reduções sejam, no mínimo, de até 30% dos níveis de 1990 (que é o "ano base" do Protocolo de Kyoto) até 2020 pelos países industrializados, com a meta mínima de 75% de reduções até a metade do século.

O grande desafio agora, de acordo com o Greenpeace, é trazer os EUA de volta ao esforço de proteger o planeta contra as mudanças climáticas.

Leia mais
  • EUA negam intenção de ratificar Protocolo de Kyoto
  • Parlamento russo aprova ratificação do Protocolo de Kyoto

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Protocolo de Kyoto
  • Leia mais notícias no especial Ambiente

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página