Publicidade
Publicidade
28/06/2005
-
18h40
da Folha Online
Marcelo Gleiser, colunista da Folha e professor de física teórica do Dartmouth College, em Hanover (EUA), participou nesta terça-feira do ciclo de sabatinas da Folha.
Durante o evento, Gleiser falou sobre assuntos polêmicos, como transgênicos e vida inteligente fora da Terra, além de dar sua opinião sobre o ensino da física na sala de aula e divulgação da ciência para o público em geral.
Veja a seguir os principais trechos da sabatina:
TRANSGÊNICOS
"Ainda não [comeria soja transgênica]. É preciso ter um certo cuidado. O problema é simples: com a engenharia genética, você introduz uma nova entidade em um sistema ecológico que tem um certo equilíbrio. Um estudo bastante controverso da Universidade Cornell mostrou que as larvas da borboleta monarca, quando se alimentam de milho transgênico, morrem em uma quantidade muito maior do que o normal."
RELIGIÃO
"É possível [ser físico e religioso]. Tenho vários amigos que são e eles dizem que não há qualquer contradição nisso. Eu não acredito em Deus. Acredito que coisas maravilhosas podem ser criadas com base apenas nas leis da natureza."
VIDA FORA DA TERRA
"O Universo é muito vasto e, por isso, é provável que existam outras formas de vida fora da Terra. Se existe vida inteligente, já é outra questão."
CIÊNCIA E SOCIEDADE
"A sociedade deve aprender, e o cientista deve ensinar. Alguns cientistas têm de se envolver nesse processo, pois há muitas informações ligadas à ciência [efeito estufa e engenharia genética, por exemplo] que afetam a vida de todos."
FÍSICA
"Ensinar física para os adolescentes é um grande desafio, pois nessa época a biologia é mais importante para eles (risos). O professor não deve escrever no quadro negro, mas sim levá-los ao mundo, usar a natureza como sala de aula.
DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA
"O interesse em ciência é enorme, mas falta um programa sério de divulgação científica. A TV brasileira não tem interesse nenhum em ciência, nem o cinema. Se houvesse uma união entre os meios de comunicação, o interesse do público seria muito maior."
CRIACIONISMO
"À medida que você considera um criacionista um cientista [seguidor da doutrina que explica a história da humanidade por meio da interpretação literal da Bíblia], está dando uma credibilidade que ele não merece. Isso é uma faca de dois gumes, pois afasta a sociedade do cientista, e uma das funções desse profissional é transmitir a ciência."
AVANÇO DO CRIACIONISMO NAS ESCOLAS DOS EUA
"Há pessoas que acreditam que o que está escrito na Bíblia é a verdade, que todos somos descendentes de Adão e Eva [referindo-se ao criacionismo]. Tentar entender [a criação da vida] invocando uma entidade sobrenatural é deter o conhecimento, e incluir isso no currículo escolar é um crime. As crianças não têm conhecimento para discenir o que é certo ou errado."
Leia mais
"Ainda não comeria soja transgênica", diz físico Marcelo Gleiser
Livro de Marcelo Gleiser reúne textos publicados no caderno "Mais!"
Especial
Leia alguns artigos do físico Marcelo Gleiser
Leia o que foi publicado na especial sobre as sabatinas na Folha
Confira os principais momentos da sabatina com Marcelo Gleizer
Publicidade
Marcelo Gleiser, colunista da Folha e professor de física teórica do Dartmouth College, em Hanover (EUA), participou nesta terça-feira do ciclo de sabatinas da Folha.
Durante o evento, Gleiser falou sobre assuntos polêmicos, como transgênicos e vida inteligente fora da Terra, além de dar sua opinião sobre o ensino da física na sala de aula e divulgação da ciência para o público em geral.
Veja a seguir os principais trechos da sabatina:
TRANSGÊNICOS
"Ainda não [comeria soja transgênica]. É preciso ter um certo cuidado. O problema é simples: com a engenharia genética, você introduz uma nova entidade em um sistema ecológico que tem um certo equilíbrio. Um estudo bastante controverso da Universidade Cornell mostrou que as larvas da borboleta monarca, quando se alimentam de milho transgênico, morrem em uma quantidade muito maior do que o normal."
RELIGIÃO
"É possível [ser físico e religioso]. Tenho vários amigos que são e eles dizem que não há qualquer contradição nisso. Eu não acredito em Deus. Acredito que coisas maravilhosas podem ser criadas com base apenas nas leis da natureza."
VIDA FORA DA TERRA
"O Universo é muito vasto e, por isso, é provável que existam outras formas de vida fora da Terra. Se existe vida inteligente, já é outra questão."
CIÊNCIA E SOCIEDADE
"A sociedade deve aprender, e o cientista deve ensinar. Alguns cientistas têm de se envolver nesse processo, pois há muitas informações ligadas à ciência [efeito estufa e engenharia genética, por exemplo] que afetam a vida de todos."
FÍSICA
"Ensinar física para os adolescentes é um grande desafio, pois nessa época a biologia é mais importante para eles (risos). O professor não deve escrever no quadro negro, mas sim levá-los ao mundo, usar a natureza como sala de aula.
DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA
"O interesse em ciência é enorme, mas falta um programa sério de divulgação científica. A TV brasileira não tem interesse nenhum em ciência, nem o cinema. Se houvesse uma união entre os meios de comunicação, o interesse do público seria muito maior."
CRIACIONISMO
"À medida que você considera um criacionista um cientista [seguidor da doutrina que explica a história da humanidade por meio da interpretação literal da Bíblia], está dando uma credibilidade que ele não merece. Isso é uma faca de dois gumes, pois afasta a sociedade do cientista, e uma das funções desse profissional é transmitir a ciência."
AVANÇO DO CRIACIONISMO NAS ESCOLAS DOS EUA
"Há pessoas que acreditam que o que está escrito na Bíblia é a verdade, que todos somos descendentes de Adão e Eva [referindo-se ao criacionismo]. Tentar entender [a criação da vida] invocando uma entidade sobrenatural é deter o conhecimento, e incluir isso no currículo escolar é um crime. As crianças não têm conhecimento para discenir o que é certo ou errado."
Leia mais
Especial
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Gel contraceptivo masculino é aprovado em testes com macacos
- Sons irritantes de mastigação fazem parte do cérebro entrar em parafuso
- Continente perdido há milhões de anos é achado debaixo do Oceano Índico
- Por que é tão difícil definir o que é vida e o que são seres 'vivos'
- Conheça as histórias de mulheres de sucesso na Nasa
+ Comentadas
- Criatura em forma de saco e sem ânus poderia ser antepassado do homem
- Atritos entre governo estadual e Fapesp são antigos, dizem cientistas
+ EnviadasÍndice