Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/07/2005 - 21h07

Começa contagem regressiva para lançamento da Discovery

Publicidade

da EFE, em Cabo Canaveral

A contagem regressiva para o lançamento, na quarta-feira, do ônibus espacial Discovery continua hoje, com os técnicos da Nasa iniciando o processo de abastecimento do combustível que alimentará os motores da nave durante a missão de 12 dias.

"A contagem anda conforme o programado", disse, em entrevista coletiva, Pete Nickolenko, diretor de provas da agência espacial americana.

O período propício para o lançamento começará às 19h45 GMT (16h45 de Brasília) e durará 11 minutos, explicou o funcionário.

"Se por qualquer razão técnica ou meteorológica tivermos que adiar o lançamento, os períodos propícios ocorrerão 33 minutos mais cedo, a cada dia."

O Discovery e seus sete astronautas, comandados por Eileen Collins, farão a primeira missão de um ônibus espacial desde a tragédia ocorrida com o Columbia, que se desintegrou ao reentrar na atmosfera terrestre em 1º de fevereiro de 2003, matando seus sete tripulantes.

A Nasa já gastou US$ 1,4 bilhão nesta missão, incluindo centenas de modificações nos foguetes, tanques e demais equipamentos do Discovery.

Kathy Winters, a meteorologista da missão, explicou que a tempestade tropical Dennis já perdeu força após tocar solo americano, e que no Atlântico já se formou a quinta depressão tropical da temporada de furacões.

"Se esta (depressão) alcançar força de furacão, terá o nome de Emily e afetaria o sul da Flórida na sexta-feira", disse Winters.

"Atualmente, nosso prognóstico é que para a quarta-feira haverá apenas 30% de probabilidades de condições meteorológicas que proíbam o lançamento", acrescentou.

Leia mais
  • Após tragédia, EUA retomam vôo de ônibus espacial nesta 4ª
  • Tripulação do Discovery chega a Cabo Canaveral

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Discovery
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página