Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/07/2005 - 13h27

Astronautas do Discovery treinarão técnicas de reparo no espaço

Publicidade

da France Presse, em Cabo Canaveral

Os astronautas do Discovery sairão ao espaço para treinar, pela primeira vez, técnicas de reparo que poderão permitir salvar o ônibus espacial caso ele sofra danos semelhantes aos que causaram a tragédia com o Columbia em 2003.

Quando saírem ao espaço pela primeira vez, no quinto dia da missão, o japonês Soichi Noguchi e o americano Stephen Robinson testarão duas técnicas para consertar a camada de proteção térmica do ônibus espacial. Noguchi será responsável por testar o conserto das placas térmicas com um método de recobrimento das partes danificadas com uma pasta cinza de carbureto de silício.

Robinson tentará consertar um painel de carbono da extremidade danificada de uma asa, semelhante aos do ônibus espacial. Para isso, usará uma pistola com a qual aplicará um polímero negro impregnado de carbureto de silício em pó e untará o elemento danificado.

Quando a nave voltar à Terra, a Nasa esquentará os elementos consertados, para comprovar se resistiriam ao retorno à atmosfera. A agência espacial considera as duas técnicas o último recurso para salvar o ônibus espacial caso ele seja danificado.

A comandante Eileen Collins disse não poder garantir que todas as técnicas de reparo funcionarão. "Mas não acreditamos que iremos sofrer danos", acrescentou, confiante.

Caso seja necessário um reparo verdadeiro durante a missão da próxima nave, a Atlantis, os astronautas tentarão realizá-lo enquanto ela estiver acoplada à ISS. Ainda assim, a operação será de risco.

Quando o Columbia, com seus sete tripulantes, retornava à Terra, em 1º de fevereiro de 2003, gases a uma altíssima temperatura que entraram pela asa e destruíram sua estrutura interna provocaram a desintegração do ônibus espacial ao entrar na atmosfera. Uma equipe de investigação determinou que um pedaço de material isolante soltou-se do tanque de combustível durante a decolagem, atingiu com força uma asa do Columbia e rompeu sua camada de proteção térmica.

A saída ao espaço para testar métodos de conserto da camada de proteção térmica do Discovery será a primeira na história do ônibus espacial, cujo vôo inaugural foi há 24 anos.

Leia mais
  • Discovery sofre avaria na véspera do lançamento
  • Nasa inicia processo de abastecimento de tanques do Discovery
  • Nasa modifica ônibus espacial para aumentar segurança

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Discovery
  • Leia cobertura completa sobre o lançamento do Discovery
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página