Publicidade
Publicidade
03/08/2005
-
09h40
da Folha de S.Paulo
O presidente George W. Bush afirmou nesta terça-feira que as escolas dos Estados Unidos deveriam apresentar a seus alunos tanto a chamada teoria do design inteligente quanto a da evolução. A opinião foi dada durante uma entrevista coletiva.
Ele se recusou a dizer qual era a sua opinião pessoal sobre a origem da vida, mas afirmou que os estudantes deveriam aprender as duas teorias. "Acho que parte da educação é expor as pessoas a diferentes escolas de pensamento. Se você está me perguntando se as pessoas devem ou não ser expostas a idéias diferentes, a resposta é sim."
A teoria da evolução por meio da seleção natural, formulada pelo naturalista britânico Charles Darwin no século 19, é aceita, com pouquíssimas exceções, por todos os cientistas que estudam a origem da vida. Segundo ela, a competição entre moléculas orgânicas (como o DNA) e, mais tarde, entre seres vivos unicelulares, ajudada por modificações ao acaso neles, teria sido capaz de gerar toda a complexidade da vida presente hoje, sem intervenção direta de um criador.
Já os proponentes do design inteligente argumentam que diversas estruturas dos seres vivos são tão complicadas e compostas de partes numerosas que a seleção natural jamais conseguiria "montá-las" sozinha.
Segundo eles, tais estruturas seriam indícios de uma inteligência --o "designer" ou projetista-- que as teria criado. Eles negam que esse "designer" seja necessariamente o Deus das grandes religiões. Mesmo assim, muitos cristãos conservadores (eleitores importantes de Bush) defendem a idéia.
A União Geofísica Americana criticou as declarações de Bush. Em comunicado, o órgão científico disse que o presidente colocava em risco a educação das crianças dos EUA.
Leia mais
Mais que polêmico, ensinar criacionismo é "crime", diz físico Marcelo Gleiser
Especial
Leia o que já foi publicado sobre design inteligente
Bush apóia ensino da teoria do design inteligente
Publicidade
O presidente George W. Bush afirmou nesta terça-feira que as escolas dos Estados Unidos deveriam apresentar a seus alunos tanto a chamada teoria do design inteligente quanto a da evolução. A opinião foi dada durante uma entrevista coletiva.
Ele se recusou a dizer qual era a sua opinião pessoal sobre a origem da vida, mas afirmou que os estudantes deveriam aprender as duas teorias. "Acho que parte da educação é expor as pessoas a diferentes escolas de pensamento. Se você está me perguntando se as pessoas devem ou não ser expostas a idéias diferentes, a resposta é sim."
A teoria da evolução por meio da seleção natural, formulada pelo naturalista britânico Charles Darwin no século 19, é aceita, com pouquíssimas exceções, por todos os cientistas que estudam a origem da vida. Segundo ela, a competição entre moléculas orgânicas (como o DNA) e, mais tarde, entre seres vivos unicelulares, ajudada por modificações ao acaso neles, teria sido capaz de gerar toda a complexidade da vida presente hoje, sem intervenção direta de um criador.
Já os proponentes do design inteligente argumentam que diversas estruturas dos seres vivos são tão complicadas e compostas de partes numerosas que a seleção natural jamais conseguiria "montá-las" sozinha.
Segundo eles, tais estruturas seriam indícios de uma inteligência --o "designer" ou projetista-- que as teria criado. Eles negam que esse "designer" seja necessariamente o Deus das grandes religiões. Mesmo assim, muitos cristãos conservadores (eleitores importantes de Bush) defendem a idéia.
A União Geofísica Americana criticou as declarações de Bush. Em comunicado, o órgão científico disse que o presidente colocava em risco a educação das crianças dos EUA.
Leia mais
Especial
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Gel contraceptivo masculino é aprovado em testes com macacos
- Sons irritantes de mastigação fazem parte do cérebro entrar em parafuso
- Continente perdido há milhões de anos é achado debaixo do Oceano Índico
- Por que é tão difícil definir o que é vida e o que são seres 'vivos'
- Conheça as histórias de mulheres de sucesso na Nasa
+ Comentadas
- Criatura em forma de saco e sem ânus poderia ser antepassado do homem
- Atritos entre governo estadual e Fapesp são antigos, dizem cientistas
+ EnviadasÍndice