Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/08/2005 - 15h40

Cientistas criam método para obter células-tronco sem embriões

Publicidade

da EFE, em Washington

Uma equipe de cientistas da Universidade de Harvard anunciou nesta segunda-feira um avanço na pesquisa com células-tronco, que poderia resolver o problema das objeções éticas e religiosas que contiveram o estudo das células obtidas de embriões humanos.

Os cientistas fundiram células-tronco de embriões com células do tecido da pele de humanos adultos, que assim foram "reprogramadas em sua condição para embriões", disse Kevin Eggan, um dos pesquisadores do Instituto de Células-Tronco da Universidade de Harvard, em Cambridge, Massachusetts.

"Mas isso é só um primeiro passo", disse Eggan em entrevista por telefone. "Devo enfatizar que a nova técnica não está pronta para uso habitual, e também não substitui as técnicas que já tivemos para a obtenção de células-tronco de embriões", acrescentou. O estudo será publicado na quinta-feira na revista "Science".

As células-tronco, encontradas principalmente na medula, têm a capacidade de se desenvolver como células de qualquer tipo de tecido. Os cientistas acreditam que as células-tronco poderiam ser usadas para o tratamento de doenças ligadas à deterioração de tecidos, como o mal de Parkinson e o de Alzheimer.

A equipe de Eggan, liderada por Chad Cowan, afirma que o método poderia levar a uma rota alternativa para a criação de linhagens de células-tronco feitas, sob medida, para uso no estudo e no tratamento de doenças humanas.

Os cientistas reconhecem que restam barreiras técnicas consideráveis antes de poderem usar as células-tronco de embriões para propósitos terapêuticos. Eles disseram, no entanto, que esses enfoques poderiam evitar algumas das preocupações sociais que contiveram este tipo de pesquisa nos Estados Unidos.

Leia mais
  • Europa terá banco de células-tronco de camundongos
  • Lei da Biossegurança contempla células-tronco e transgênicos

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre células-tronco
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página