Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/09/2005 - 09h30

Americano inventa mochila que transforma sacudidas em eletricidade

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Como qualquer estudante ou adepto de caminhadas sabe, carregar uma mochila pesada demanda muita energia. Agora, pesquisadores desenvolveram uma mochila que transforma essa energia em eletricidade.

Reprodução/Science
Imagem da mochila elétrica criada pelos cientistas
Imagem da mochila elétrica criada pelos cientistas
O acessório produz pouca energia --cerca de 7 watts--, mas isso basta para alimentar um toca-MP3, um palmtop, um aparelho de GPS ou um telefone celular GSM. A invenção poderia um dia ajudar cientistas no campo, mochileiros, exploradores e militares.

Os cientistas, da Universidade da Pensilvânia (EUA), usaram uma mochila atada por molas a uma armação. O sobe-e-desce causado pela caminhada movimenta um pequeno gerador, produzindo eletricidade, que pode ser usada diretamente ou armazenada num capacitor.

A geringonça é descrita hoje, num artigo científico de Lawrence Rome e colegas no periódico americano "Science" (www.sciencemag.org).

A armação geradora de energia pesa cerca de 4,5 quilos, afirmou Rome. O pesquisador está trabalhando para torná-la mais leve, para que a mochila inteira pese apenas um par de quilos a mais que uma mochila normal. Quanto mais pesada fica a mochila, mais eletricidade ela é capaz de gerar, afirmou.

Rome desenvolveu a mochila a pedido do Escritório de Pesquisa Naval dos EUA, que estava atrás de um jeito de reduzir o número de baterias carregadas por soldados.

Leia mais
  • Cientistas criam bateria que gera eletricidade a partir da urina
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página