Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/09/2005 - 16h55

Bush pede mobilização mundial contra a gripe do frango

Publicidade

da France Presse, em Nova York

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, pediu nesta quarta-feira na tribuna das Nações Unidas a mobilização da comunidade internacional para combater a gripe do frango. Essa medida preventiva tem o objetivo de evitar uma epidemia que pode deixar milhões de mortos.

"Se nada for feito, este vírus poderá provocar a primeira epidemia do século 21. Não devemos deixar que isso aconteça", disse o político durante a Assembléia Geral das Nações Unidas.

"Os países devem enfrentar o perigo de epidemia compartilhando informações com a OMS [Organização Mundial da Saúde] à qual devem, também, fornecer amostras de sangue", disse Bush.

"Exigindo transparência, estaremos aptos a responder mais rapidamente às situações perigosas" continuou, convidando "todas as nações" a participar do esforço conjunto.

O vírus H5N1, da gripe do frango, pertence à mesma família patogênica responsável pela gripe espanhola de 1918, que deixou quase 40 milhões de mortos em todo mundo. As epidemias habituais de gripe provocam a morte de 1,5 milhão de pessoas anualmente.

O vírus H5N1 deixou 61 mortos no Sudeste Asiático, principalmente no Vietnã e na Tailândia, desde 2003. Ele se propagou para outros países da região e sua presença foi registrada recentemente na Sibéria, para onde foi levado por aves migratórias.

Leia mais
  • ONU alerta sobre perigo de gripe do frango atingir Europa
  • Finlândia investiga possível caso de gripe do frango

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a gripe do frango
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página