Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/10/2005 - 12h41

Bush usaria Forças Armadas caso gripe do frango afetasse os EUA

Publicidade

da Efe

Preocupado com a possibilidade de a gripe do frango chegar aos EUA, o presidente George W. Bush disse, nesta terça-feira, que as áreas afetadas ficariam sob quarentena caso a epidemia afetasse o país. Para respeitar o isolamento, ele afirmou que provavelmente usaria as Forças Armadas.

"A melhor maneira de enfrentar uma epidemia é isolar a região onde o surto começou e mantê-la assim", disse o presidente durante uma entrevista coletiva no jardim da Casa Branca.

"Como fazer respeitar uma quarentena? Uma opção é usar tropas das Forças Armadas. Acho importante que o Congresso debata isso", continuou Bush.

Segundo o presidente, o Congresso deve estudar a possibilidade de as Forças Armadas assumirem o controle em casos de desastres naturais de grandes dimensões --como o furacão Katrina.

Essa possibilidade requer uma mudança nas leis atuais. Diversos congressistas e representantes estaduais já expressaram sua resistência a uma reforma que reduziria o poder das autoridades locais para dá-lo ao governo federal.

Bush fez nesta terça um novo pedido para que o Congresso considere a mudança. "Acho que o presidente deveria contar com todos os meios para poder enfrentar uma crise de tamanha importância", disse.

Leia mais
  • Suíça destina US$ 3,6 milhões à luta contra gripe do frango
  • Vietnã quer construir laboratórios para combater gripe do frango

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a gripe do frango
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página