Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/10/2005 - 12h40

Problema de ereção pode revelar complicações coronárias

Publicidade

da Efe

Os problemas de ereção podem ser um dos primeiros indícios de doenças coronárias em desenvolvimento, segundo um estudo que será divulgado na próxima semana pelo "Journal of the American College of Cardiology".

"Achamos que as disfunções eréteis representam a ponta do iceberg de um transtorno vascular, o qual costuma preceder problemas cardiovasculares graves", disse Emilio Chiurlia, da Universidade de Modena e Reggio Emilia, em Modena (Itália).

Esses transtornos geralmente se constituem como a causa da aterosclerose, que é a forma mais comum do endurecimento das artérias.

O especialista disse que os homens atingidos por esse problema são considerados candidatos a doenças coronárias e arteriais e devem ser submetidos a um tratamento.

A conclusão sobre a relação entre os problemas de ereção e os transtornos coronários e arteriais foi extraída de um estudo feito em 70 homens com essas dificuldades e em 73 que não as tinham.

A pesquisa evidenciou que aqueles que sofriam problemas de ereção tinham maiores níveis da proteína C-reativa, que é um fator de risco nas doenças coronárias.

Além disso, manifestavam uma reação vascular anormal às mudanças no fluxo do sangue assim como calcificações arteriais.

"Quando um homem é diagnosticado com uma disfunção erétil, os médicos devem ter consciência de que o problema representa uma primeira manifestação clínica de doenças coronárias e vasculares que precisam ser investigadas", disse Chiurlia.

Leia mais
  • Inalador pode ajudar homens a fazer sexo
  • Estudo desmente eficácia do Viagra entre mulheres

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre problemas de ereção
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página