Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/10/2005 - 08h26

Vírus da gripe do frango encontrado na Romênia é do tipo mais letal

Publicidade

da Folha Online

O vírus da gripe do frango detectado na Romênia é o perigoso H5N1, que matou 60 pessoas na Ásia, informou neste sábado o ministro da Agricultura, Gheorghe Flutur, no canal Realitatea TV. "Estamos estudando medidas para reforçar a área de proteção em torno deste foco", acrescentou.

Segundo a emissora, os especialistas britânicos responsáveis por analisar as amostras recolhidas em Cemurlia de Jos (sudeste) informaram os resultados a Flutur por telefone.

A confirmação acontece um dia depois da descoberta de um segundo foco da gripe das aves, na localidade de Maliuc, a 60 quilômetros de Ceamurlia de Jos.

A Organização Mundial de Saúde (OMS), por sua vez, expressou preocupação com a presença do vírus H5N1 na Romênia. "Estamos preocupados com o que acontece tanto na Romênia quanto na Turquia", disse uma porta-voz da organização.

"A presença do vírus na Romênia nos preocupa porque mostra que ele se encontra no ambiente dos pássaros, o que aumenta as chances de transmissão para seres humanos", acrescentou a porta-voz, destacando que até hoje foram registrados apenas 117 casos humanos da gripe das aves em todo o mundo, "motivo pelo qual a transmissão para o homem continua sendo algo muito raro".

Com agências internacionais

Leia mais
  • Turquia e Bulgária recebem especialistas em gripe do frango

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a gripe do frango
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página