Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/10/2005 - 12h31

Autoridades peruanas eliminam morcegos com raiva silvestre

Publicidade

da Efe

Cerca de 900 morcegos da espécie Desmodus rotundus infectados com raiva silvestre foram eliminados pelo serviço de saúde agrária em Huánuco (floresta do Peru), informaram porta-vozes oficiais.

O diretor do serviço de saúde agrária, Gavino López disse nesta sexta-feira à agência estatal de notícias Andina que uma equipe de especialistas localizou e capturou os morcegos nas cavernas de Saipai, Aucayacu, Leoncio Prado e Tingo María.

O funcionário explicou que, em cada caverna, foram instaladas roupas de ginástica especiais que serviram para capturar entre 120 e 130 morcegos hematófagos --ao morder suas vítimas eles extraem sangue.

O diretor do serviço de saúde agrária --ligado ao Ministério da Agricultura-- disse que os morcegos foram banhados com uma pasta que serve para eliminá-los. Em seguida, foram libertados para que retornassem a suas cavernas.

"Estes animais se lambem entre si para limpar o corpo. Ao fazer isso, os morcegos que não foram capturados ingerem a substância, o que provoca suas mortes em um período de três a quatro dias", indicou López.

Este tipo de eliminação seletiva garante que só morram os transmissores da raiva silvestre, disseram as autoridades peruanas.

Leia mais
  • Morcegos da Europa mantêm relações incestuosas, dizem cientistas

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre morcegos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página