Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/11/2005 - 09h34

Em seu 2º ataque, sonda japonesa consegue coletar solo de asteróide

Publicidade

SALVADOR NOGUEIRA
da Folha de S.Paulo

A sonda japonesa Hayabusa aparentemente se tornou na última sexta-feira o primeiro artefato humano a pousar num asteróide e coletar amostras. Ela agora prepara sua volta à Terra, aonde deve chegar em 2007. Só então o sucesso da missão será confirmado.

Reprodução
Sonda Hayabusa projeta sua sombra (no centro) sobre o asteróide Itokawa
Sonda Hayabusa projeta sua sombra (no centro) sobre o asteróide Itokawa
Em sua segunda tentativa de coleta, a Hayabusa desceu sobre o asteróide Itokawa e disparou um pequeno projétil na direção do solo. Esse foi o método escolhido pela Jaxa (agência espacial japonesa) para coletar amostras --com o tiro no chão, a poeira sobe e é coletada pela sonda, que então bate em retirada com muita rapidez. A primeira tentativa ocorrera na semana passada, quando a sonda estacionou sobre meia hora no seu alvo --sem fazer coleta.

Agora, a nave tem até o início de dezembro para deixar o Itokawa e marcar um curso para a Terra. Se tudo correr bem estará de volta em junho de 2007. Então uma cápsula com as amostras voltará à atmosfera e descerá ao chão de pára-quedas sobre a Austrália.

Com as amostras do pequeno Itokawa, asteróide irregular com medidas aproximadas de 500 x 200 km, os japoneses esperam ajudar a desvendar a origem do Sistema Solar. Os cientistas acreditam que os asteróides em geral sejam os restos do processo que formou os planetas.

Leia mais
  • Sonda japonesa conseguiu fazer pouso
  • Nave japonesa fracassa ao tentar aterrissar em asteróide

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Hayabusa
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página