Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/01/2006 - 10h15

Xangai investe US$ 4,9 bilhões em melhorias ambientais

Publicidade

da Efe, em Xangai

A maior e mais desenvolvida cidade da China, Xangai, no leste do país, investirá 40 bilhões de iuanes (US$ 4,957 bilhões) para melhorar suas condições ambientais até 2008, informou hoje o jornal "Xangai Daily".

Este montante, cuja procedência de 30% é do setor privado nacional e internacional, será aplicado no financiamento de 260 projetos de prevenção ecológica e de redução da poluição, que freqüentemente contribui, com o alto grau de umidade local, para a formação de um nevoeiro denso e cinza durante grande parte do ano.

Trata-se do terceiro plano trienal do meio ambiente, cujos programas anteriores transformaram Xangai em uma "cidade ecológica", segundo o subsecretário-geral do Governo municipal, Hong Hao.

No entanto, apesar das melhoras na qualidade da água dos rios, da redução de odores e da quantidade de pó na atmosfera, além da ampliação das áreas verdes, Xangai ainda tem uma indústria pesada contaminadora e ainda há muito a fazer nesta metrópole de 20 milhões de pessoas.

O plano 2006-2008 prevê a construção ou renovação da rede de esgotos em várias áreas da cidade, assim como de usinas de tratamento de resíduos, além da redução de gases tóxicos de veículos e das emissões de sulfureto, dos numerosos geradores ainda alimentados com carvão.

Este programa se soma aos esforços de distintas cidades chinesas para oferecer uma aparência melhor aos milhões de visitantes e milhares de jornalistas que as observarão em ocasiões como os Jogos Olímpicos de Pequim (2008) e a Exposição Universal de Xangai (2010).

Leia mais
  • Para críticos, alternativa a Kyoto representa "fachada"
  • China e Índia ameaçam ambiente, diz organização

    Especial
  • Leia mais no especial sobre ambiente
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página