Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/04/2006 - 21h56

Estado de saúde de astronautas é "muito bom", diz Nasa

Publicidade

da Folha Online

A tripulação da nave Soyuz TMA-7 --grupo que inclui o brasileiro Marcos Pontes, 43-- apresenta um estado de saúde "muito bom". A informação divulgada pela Nasa TV tem como base os primeiros exames feitos por uma equipe médica que recebeu os astronautas em sua volta à Terra.

AP Photo
Médicos examinam Marcos Pontes
Médicos examinam Marcos Pontes
O veículo espacial fez um pouso bem-sucedido às 20h48 nas imediações da cidade de Arkalyk (Cazaquistão). A viagem de retorno teve início às 17h30 (horário de Brasília), quando a Soyuz desacoplou da ISS (sigla em inglês para Estação Espacial Internacional).

Segundo especialistas, Pontes deve ter menos problemas de adaptação que seus colegas, o russo Valeri Tokariov e o norte-americano William McArthur. Os astronautas que acompanharam o brasileiro na viagem de retorno passaram cerca de seis meses na ISS (sigla em inglês para Estação Espacial Internacional), um ambiente de microgravidade.

"Na volta, parece que você está sendo puxado para o chão, os olhos giram um para cada lado e as pernas ficam tremendo quando você tenta ficar em pé", explicou o general Valery Korzun, primeiro vice-comandante do Centro Yuri Gagarin de Treinamento de Cosmonautas (Moscou).

Após a conclusão dos exames, os astronautas seguem de helicóptero para Kustanay, no Cazaquistão, onde concedem uma entrevista coletiva. Na seqüência, embarcam em um avião militar russo rumo a Moscou.

Leia mais
  • Sorridente, Marcos Pontes deixa a nave espacial Soyuz
  • Nave com astronauta brasileiro faz pouso bem-sucedido
  • Astronauta brasileiro fala sobre ansiedade da volta à Terra
  • Nasa pode dispensar brasileiro após missão espacial

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre a ida do brasileiro ao espaço
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página