Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/04/2006 - 11h15

Aquecimento global dobra incidência de orquídeas no Reino Unido

Publicidade

da Efe, em Londres

O aquecimento global causou tantas mudanças na flora britânica que duas espécies de orquídeas silvestres dobraram sua presença no Reino Unido, afirma um estudo publicado hoje pela Sociedade Botânica das Ilhas Britânicas.

Segundo a pesquisa, a mudança climática, as práticas agrícolas e a presença humana originaram transformações para a flora daquela região.

A orquídea piramidal e a orquídea abelha, típicas do sul da Inglaterra, sofreram mudanças: sua presença dobrou em 18 anos e elas se espalharam por outras áreas onde não se desenvolviam antes, como no norte e no oeste do país.

Para um dos autores da pesquisa, Michael Braithwaite, "os verões quentes abriram espaços na vegetação porque algumas plantas morreram e estas orquídeas preencheram esses espaços". No entanto, a mudança climática prejudicou diversas outras espécies.

Enquanto 66% das espécies vegetais não sofreram alterações em conseqüência do aquecimento global, 18% aumentaram em número e 16% delas tiveram sua presença reduzida nos últimos 18 anos.

Leia mais
  • Brasil faz ataque preventivo à biopirataria
  • Mar Morto pode desaparecer até 2050, advertem analistas

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre aquecimento global
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página