Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/04/2006 - 11h20

Francesa que recebeu transplante de rosto recupera sensibilidade

Publicidade

da France Presse, em Paris

Cinco meses depois de sua cirurgia, a francesa Isabelle Dinoire, 38, submetida ao primeiro transplante de rosto do mundo, disse que recuperou "sensibilidade total", em entrevista a um jornal francês neste domingo.

AP Photo
Dinoire ficou deformada após ser mordida por cachorro
Dinoire ficou deformada após ser mordida por cachorro
"As cicatrizes diminuíram consideravelmente. Os médicos estão confiantes, vai continuar melhorando. Além disso, recuperei uma sensibilidade total", declarou ela, mãe de dois filhos, ao "Journal du Dimanche".

"Ainda tenho um pequeno problema de mobilidade, de simetria, como dizem os médicos", acrescentou. "No início, (as pessoas) demoravam a me entender, mas agora as frases saem bem", disse.

Para evitar uma rejeição do transplante, Isabelle continua submetida a uma forte vigilância dos médicos, mas está contente de ter passado de "20 comprimidos para apenas 10".

Isabelle teve o rosto deformado após ser mordida por sua cadela. Ela foi operada em 27 de novembro, quando foi submetida ao primeiro transplante parcial de rosto do mundo.

A segunda pessoa submetida a um transplante de rosto no mundo, um chinês de 30 anos, foi operado em meados de abril em seu país.

Leia mais
  • Hospital chinês realiza segundo transplante facial do mundo
  • Transplantada de rosto diz ter uma aparência normal

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Isabelle Dinoire
  • Leia o que já foi publicado sobre transplante de rosto
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página