Saltar para o conteúdo principal

Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/06/2006 - 19h36

Cientistas desenvolvem droga contra tumor de próstata metastásico

da Efe, em Washington

Cientistas americanos desenvolveram um remédio contra o câncer de próstata metastásico que ataca os tumores mediante o estrangulamento dos vasos capilares que os alimentam.

Em relatório publicado nesta terça-feira na revista "Journal of the National Cancer Institute", os pesquisadores do Centro Oncológico Anderson, da Universidad do Texas, disseram que o medicamento é o "imatinib", remédio que já é utilizado no tratamento de outros tipos de câncer.

A metástase é a propagação da doença de seu ponto de aparição para outros órgãos.

O medicamento, vendido sob o nome de Gleevex, teve melhores resultados quando aplicado em ratos junto com quimioterapia para reduzir a metástase óssea e o tamanho dos tumores, afirmaram os cientistas. Eles acrescentaram que dos 18 roedores submetidos ao tratamento com a combinação das substâncias, foram encontrados tumores em quatro e o câncer se propagou para os nódulos linfáticos em três casos.

Para Isaiah Fidler, diretor do Departamento de Biologia do Câncer do Centro de Pesquisas de Metástases e autor do estudo, o êxito da pesquisa se deve ao ataque original lançado contra a doença. "Por que teve tão bom resultado? Porque não atacamos o tumor. Atacamos os vasos capilares. Apontamos e destruímos os vasos que fornecem oxigênio e nutrientes às células tumorais", explicou.

Segundo a Sociedade do Câncer dos EUA, a expectativa é de que em 2006 sejam registrados 234.460 casos de câncer de próstata no país.

Esse tipo de câncer, o mais freqüente entre os homens, será responsável, nesse mesmo período de tempo, pela morte de 27.350 pacientes, segundo a instituição.

• Genética não influencia câncer comum, diz estudo