Saltar para o conteúdo principal

Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/06/2006 - 10h16

Dinossauros gigantes tinham um primo anão na Europa, diz grupo

da Folha de S.Paulo

Os maiores animais que já habitaram a Terra também tiveram a sua versão "hobbit". Cientistas da Alemanha e de Portugal identificaram um primo de 6 metros de comprimento por 2 de altura do braquiossauro, um dinossauro herbívoro gigante de 23 metros de comprimento e 12 de altura, que pesava até 80 toneladas.

Divulgação/"Nature"
Reconstituição de uma família do dinossauro herbívoro miniatura, o Europasaurus holgeri
A descoberta foi feita pela equipe de Martin Sander, da Universidade de Bonn, e divulgada pela Folha em janeiro de 2005. Hoje o animal ganhou uma descrição oficial, na revista científica "Nature", e um nome: Europasaurus holgeri.

Sander e seus colegas, entre eles o português Octávio Mateus, do Museu da Lourinhã, descobriram fósseis de 15 indivíduos da mesma espécie em Oker, no norte da Alemanha. Uma análise de microscópio dos tecidos fossilizados indicou que a amostra continha animais de várias idades, de juvenis de 1 m de comprimento a adultos de no máximo 6 m.

Sander especula que o encolhimento da linhagem tenha ocorrido devido ao chamado "efeito de ilha", no qual a limitação de comida num território pequeno --a região era uma ilha no Jurássico, quando a espécie viveu-- causa uma redução progressiva no tamanho.

• Russos encontram esqueleto de mamute