Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/09/2006 - 12h11

Novartis diz que estudo sobre risco cardíaco do Cataflam é inconclusivo

Publicidade

da Folha Online

A Novartis, laboratório que fabrica o Cataflam e Voltaren, cujo princípio ativo é o diclofenaco, afirma em nota oficial que os estudos sobre os riscos cardiovasculares da substância são inconclusivos.

Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira pelo "Journal of the American Medical Association" concluiu que a droga aumenta em 40% as chances de um indivíduo ter uma ataque cardíaco.

Segundo a empresa, "a análise não é aceita pelos órgãos reguladores como evidência clínica para suporte de registro de produtos".

O comunicado diz ainda que outros estudos realizados comparando o diclofenaco a outros antiinflamatórios, como naproxeno, ibuprofeno e os inibidores da COX-2 não chegaram a esse resultado.

"Tais estudos científicos, com evidência médica comprovada, não indicam qualquer aumento do risco cardiovascular relacionado ao uso do diclofenaco em comparação a esses antiinflamatórios," diz a nota.

A Novartis também garante que monitora a incidência de eventos adversos relacionados a seus medicamentos.

"Todas as ocorrências são reportadas às autoridades reguladoras, como a Food and Drug Adminsitration e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, com as quais a empresa trabalha em parceria para garantir que sejam disponibilizadas as devidas informações para profissionais da saúde e seus pacientes," diz a nota.

A empresa divulgou que não pretende retirar os remédios de circulação.

Leia mais
  • Uso de antiinflamatório aumenta riscos cardíacos em 40%
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página