Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/10/2006 - 14h11

Nasa enviará missão para consertar o telescópio Hubble

Publicidade

da Efe, em Washington

A Nasa enviará uma equipe com sete astronautas para trabalhos de reparação e de manutenção do telescópio Hubble, anunciou hoje o diretor da agência espacial americana, Michael Griffin.

O antecessor de Griffin, Sean O'Keefe, havia cancelado a missão de manutenção do Hubble depois da explosão do ônibus espacial Columbia quando este retornava à Terra, em fevereiro de 2003, matando sete membros da tripulação.

Divulgação
"O Hubble nos revelou aspectos fundamentais do Universo dos quais não tínhamos nem idéia"
"O Hubble nos revelou aspectos fundamentais do Universo dos quais não tínhamos nem idéia"
O diretor do Centro Goddard de Vôo Espacial, Ed Weiler, disse que, depois do desastre do Columbia, a instituição trabalhou no desenvolvimento de uma missão alternativa --com robôs-- para salvar o Hubble. No entanto, o plano teve de ser abandonado devido à sua complexidade e ao seu custo.

"Após meses de estudo e de trabalho, concluímos de maneira unânime que uma missão de conserto com robôs não funcionaria", disse Griffin.

A nova missão espacial proporcionaria mais tempo de atividade para o Hubble, que, durante anos, forneceu imagens sem precedentes do espaço. "O Hubble nos revelou aspectos fundamentais do Universo dos quais não tínhamos nem idéia", afirmou o diretor da Nasa.

Griffin disse que a missão de reparação será lançada em 2008. A Nasa deve continuar as viagens com ônibus espaciais para a construção da Estação Espacial Internacional (ISS). Espera-se que sejam executadas ao menos cinco operações com astronautas fora da nave.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Hubble
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página