Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/12/2006 - 21h02

Discovery pousa em segurança e encerra missão

Publicidade

da France Presse e
da Folha Online

Após a Nasa (agência espacial americana) cogitar mudança no local de aterrissagem devido à previsão de mau tempo, o ônibus espacial americano Discovery pousou nesta sexta-feira, sem problemas, em Cabo Canaveral, na Flórida, finalizando uma missão ao espaço, iniciada no último dia 10 com sete tripulantes (cinco homens e duas mulheres).

A missão foi avaliada pela Nasa como "bem-sucedida". Os tripulantes instalaram um circuito elétrico completo na ISS (Estação Espacial Internacional). As fontes de energia usadas hoje ainda são temporárias, o que deverá mudar em 2012.

Outra tarefa da missão foi trocar um dos tripulantes. Voltou à Terra o astronauta alemão Thomas Reiter. No seu lugar, ficará seis meses em órbita a americana Sunita Williams.

Durante a missão, foram feitas quatro caminhadas espaciais, uma além do previsto inicialmente. Os astronautas tiveram de realizar uma quarta caminhada após o fracasso na tentativa de recolher um painel solar para dentro da ISS.

A Nasa prevê outras 13 missões para concluir a construção da ISS antes de 2010, quando essas naves serão retiradas e substituídas por uma nova série, de maior envergadura e maior capacidade de carga.

Leia mais
  • Nasa lança Discovery rumo à estação espacial com sucesso

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Discovery
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página