Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/03/2007 - 11h34

Folha incia debate sobre clima e abre ciclo de sabatinas 2007

Publicidade

da Folha de S.Paulo

O climatologista Carlos Nobre, do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), deu início por volta das 11h desta terça-feira ao primeiro evento do ciclo de sabatinas de 2007.

Nobre, presidente do Comitê Científico do Programa Internacional da Geosfera-Biosfera (IGBP), é membro do Grupo de Trabalho 2 do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática), cujo relatório sobre impactos e vulnerabilidades à mudança climática será lançado em abril.

Durante duas horas, Nobre responderá a perguntas de quatro entrevistadores e da platéia. Para sabatiná-lo, foram convidados Marcelo Leite, colunista da Folha, Claudio Angelo, editor de Ciência, Sérgio Malbergier, editor de Dinheiro, e José Eli da Veiga, coordenador do Núcleo de Economia Socioambiental da USP.

O IPCC é a mais alta autoridade do mundo sobre aquecimento global. Foi criado em 1988 para avaliar as informações científicas disponíveis a respeito de mudanças climáticas.

O estudo do Grupo de Trabalho 1 do IPCC deixou bastante claro que a culpa pelo aquecimento global é mesmo da humanidade e que as conseqüências serão sentidas de qualquer forma, não importa o que façamos a partir de agora.

É justamente esse estudo sobre os impactos prováveis da mudança climática que será divulgado pelo Grupo de Trabalho 2 do IPCC, do qual faz parte Carlos Nobre.

Leia mais
  • Pressão no relatório sobre mudança climática foi "zero", diz sua líder
  • "O Atlas da Água" mapeia recurso mais precioso do planeta
  • Entenda a importância e as conseqüências do mau uso da água
  • Temperatura do planeta aumentará até 4ºC até 2100, diz ONU

    Especial
  • Confira mais no livro "O Aquecimento Global"
  • Leia o que já foi publicado sobre mudanças climáticas
  • Leia o que já foi publicado sobre a emissão de gases
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página