Publicidade
Publicidade
17/03/2007
-
08h58
da Efe, em Berlim
O ministro de Transportes da Alemanha, o social-democrata Wolfgang Tiefensee, defendeu a idéia de obrigar as indústrias de automóveis da União Européia a reduzir para 120 gramas de CO2 por quilômetro as emissões dos veículos novos.
"A indústria automobilística européia deve, até 2012, reduzir suas emissões de CO2 a uma média de 130 gramas por quilômetro. Os outros 10 gramas necessários para chegar à meta de 120 seriam cortados com a mistura de biocombustíveis e novas tecnologias", disse Tiefensee em entrevista à revista "Focus".
Tiefensee, atual presidente do Conselho de Ministros de Transportes da UE, lembra que o objetivo de 120 gramas por quilômetro até 2012 é uma média. "Um utilitário não pode emitir tanto CO2 quanto um sedan", observou. A taxa atual é de 161 gramas por quilômetro.
Os países da UE apoiaram em fevereiro uma proposta para obrigar a reduzir as emissões de CO2 dos carros novos em 25% a partir de 2012, como parte dos esforços para combater a mudança climática.
A Associação de Construtores Europeus de Automóveis, porém, insiste que as tecnologias para reduzir as emissões são caras e os consumidores rejeitam os veículos que as incorporam. A entidade pede incentivos aos carros menos poluentes.
Leia mais
Lei britânica prevê redução de dióxido de carbono em 60% até 2050
"O Atlas da Água" mapeia recurso mais precioso do planeta
Entenda a importância e as conseqüências do mau uso da água
Especial
Confira mais no livro "O Aquecimento Global"
Leia o que já foi publicado sobre mudanças climáticas
Leia o que já foi publicado sobre a emissão de gases
Ministro alemão quer impor produção de carros menos poluentes
Publicidade
O ministro de Transportes da Alemanha, o social-democrata Wolfgang Tiefensee, defendeu a idéia de obrigar as indústrias de automóveis da União Européia a reduzir para 120 gramas de CO2 por quilômetro as emissões dos veículos novos.
"A indústria automobilística européia deve, até 2012, reduzir suas emissões de CO2 a uma média de 130 gramas por quilômetro. Os outros 10 gramas necessários para chegar à meta de 120 seriam cortados com a mistura de biocombustíveis e novas tecnologias", disse Tiefensee em entrevista à revista "Focus".
Tiefensee, atual presidente do Conselho de Ministros de Transportes da UE, lembra que o objetivo de 120 gramas por quilômetro até 2012 é uma média. "Um utilitário não pode emitir tanto CO2 quanto um sedan", observou. A taxa atual é de 161 gramas por quilômetro.
Os países da UE apoiaram em fevereiro uma proposta para obrigar a reduzir as emissões de CO2 dos carros novos em 25% a partir de 2012, como parte dos esforços para combater a mudança climática.
A Associação de Construtores Europeus de Automóveis, porém, insiste que as tecnologias para reduzir as emissões são caras e os consumidores rejeitam os veículos que as incorporam. A entidade pede incentivos aos carros menos poluentes.
Leia mais
Especial
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Gel contraceptivo masculino é aprovado em testes com macacos
- Sons irritantes de mastigação fazem parte do cérebro entrar em parafuso
- Continente perdido há milhões de anos é achado debaixo do Oceano Índico
- Por que é tão difícil definir o que é vida e o que são seres 'vivos'
- Conheça as histórias de mulheres de sucesso na Nasa
+ Comentadas
- Criatura em forma de saco e sem ânus poderia ser antepassado do homem
- Atritos entre governo estadual e Fapesp são antigos, dizem cientistas
+ EnviadasÍndice