Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/03/2007 - 12h52

Após viver euforia do urso polar, zôo de Berlim perde panda

Publicidade

da Folha Online

Quatro dias depois de celebrar a apresentação ao público do ursinho polar Knut, de três meses e meio, os jornais de Berlim estamparam nas manchetes a morte da panda Yan Yan, outro grande símbolo do Jardim Zoológico da capital alemã.

Yan Yan foi encontrada morta nesta segunda-feira, sem que houvesse sintomas de doença.

"A morte [de Yan Yan] é totalmente inexplicável, pois tinha apenas 22 anos", disse nesta terça-feira o diretor do Departamento de Predadores, Heiner Klöss.

Os pandas, que se alimentam exclusivamente de bambu, podem viver por cerca de 34 anos.

O zoológico deve realizar a autópsia do animal para esclarecer as causas da morte, mas, segundo Klöss, tudo indica que foi uma "morte natural".

Com isso, o zoólogo fez alusão indireta a especulações do jornal "Bild", que na edição desta terça-feira se perguntava se Knut podia ser o causador involuntário da morte de Yan Yan, pois nos últimos dias o zôo ficou lotado, o que poderia ter causado estresse na panda. Dezenas de milhares de pessoas foram ao local ver o filhote de urso polar.

"Posso dizer com toda a certeza que não houve conexão entre a morte de Yan Yan e Knut", disse um porta-voz do zoológico. "O triste é que por causa da euforia em torno de Knut, ela morreu sozinha e ninguém percebeu imediatamente", completou.

Há poucos dias, o "Bild" causou uma grande comoção ao insinuar que Knut poderia ser sacrificado por exigência dos defensores da natureza, que consideravam antinatural criar um urso com mamadeira. A atitude, no entanto, nunca havia sido considerada, segundo o zôo.

Para Berlim, Yan Yan havia sido até pouco tempo o que Knut é agora: o animal predileto dos berlinenses, que durante anos acompanharam com curiosidade todas as tentativas para que a ursa tivesse filhotes com o companheiro Bao Bao, o que nunca ocorreu, apesar de repetidas inseminações artificiais.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Urso Knut faz primeira aparição em público na Alemanha
  • Ambientalistas encontram sapo do tamanho de um cachorro na Austrália
  • Mulher palestina é detida com três crocodilos na cintura

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o zoológico de Berlim
  • Leia o que já foi publicado sobre pandas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página