Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/04/2007 - 14h56

Conselho de Segurança debaterá mudança climática pela primeira vez

Publicidade

da Efe

O Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) debaterá pela primeira vez a mudança climática como ameaça à paz e à segurança internacional, confirmaram fontes do órgão nesta quinta-feira.

A reunião, prevista para 17 de abril, será de caráter ministerial e contará com a presença da chanceler britânica, Margaret Beckett. O Reino Unido exerce a Presidência rotativa do Conselho de Segurança.

O embaixador britânico na ONU, Emyr Jones Parry, confirmou a reunião, após antecipar em março sua intenção de abordar a mudança climática como uma ameaça à segurança mundial.

"É um tema muito complexo e um dos grandes desafios para o mundo durante este século. Países inteiros poderiam desaparecer por causa deste fator desestabilizador", afirmou Parry.

Os efeitos da mudança climática foram debatidos em ocasiões anteriores na Assembléia Geral da ONU. O Reino Unido, junto aos demais países da União Européia (UE), lidera os esforços para analisar o impacto do aquecimento global em recursos como a água e a agricultura em geral.

A idéia, segundo Parry, é debater os efeitos que a mudança climática pode ter em setores como energia, meio ambiente e desenvolvimento econômico dos países.

"São fatores que podem aumentar a instabilidade", disse Parry, que defendeu a realização no próximo ano de uma conferência mundial sobre a mudança climática a pedido da ONU.

Leia mais
  • Parte da Amazônia pode virar savana, alerta WWF
  • Brasileiros são os mais preocupados com o aquecimento global
  • Livro explica causas e efeitos do aquecimento global
  • "O Atlas da Água" mapeia recurso mais precioso do planeta
  • Entenda a importância e as conseqüências do mau uso da água

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre mudanças climáticas
  • Leia mais no especial Ambiente
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página