Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/08/2001 - 18h42

Harvard pode se tornar 'fornecedora' de células-tronco

da France Presse, em Boston (EUA)

Um grupo de clínicas privadas americanas especializadas na fecundação in vitro fornecerá embriões à Universidade de Harvard (Massachusetts, Estados Unidos), dos quais serão extraídas células-tronco.

A decisão anunciada hoje pelo grupo Boston IVF ao jornal americano Boston Globe, pode transformar Harvard na primeira fonte mundial de células embrionárias para a pesquisa.

O Boston IVF afirmou que estas clínicas entrariam em contato com casais em condições de doar embriões congelados e não utilizados, para lhes pedir autorização para entregá-los a Harvard.

"Temos a intenção de pôr estas células à disposição dos que desejarem pesquisá-las", disse Douglas Melton, presidente do departamento de citologia e biologia molecular de Harvard, citado pelo Boston Globe.

Melton afirmou que as linhagens de células-tronco saídas destes embriões "não seriam cultivadas com objetivos comerciais ou de outro tipo sobre elas".

As células-tronco resultantes desses embriões não poderão ser utilizadas por pesquisadores financiados pelo governo americano. O presidente George W. Bush anunciou dia 9 de agosto que só poderiam receber dinheiro público as investigações que utilizassem 60 linhagens já existentes -colônias de células extraídas de embriões destruídos até essa data.

Leia mais

  • Médicos reconstituem coração com células-tronco

  • Bush defende restrições em pesquisas

  • Cientistas não sabem quantas linhagens existem
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página