Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/10/2001 - 10h16

Dois norte-americanos e um alemão dividem Nobel de Física

da France Presse, em Estocolmo (Suécia)

O Prêmio Nobel de Física de 2001, anunciado na manhã de hoje, será dividido entre três cientistas. Os norte americanos Eric A. Cornell e Carl E. Wieman, além do alemão Wolfgang Ketterle dividirão o prêmio de US$ 1 milhão oferecido pela Real Academia de Ciências da Suécia.

De acordo com a Real Academia, os três cientistas foram recompensados "pela realização da condensação de Bose-Einstein em nuvens gasosas de átomos alcalinos e por seus anteriores estudos fundamentais sobre as propriedades da condensação".

A descoberta abriu o caminho para aplicações revolucionárias em setores como as medidas de precisão e a nanotecnologia, afirmaram ainda representantes da Real Academia.

Professor da Universidade do Colorado, em Boulder, Eric A. Cornell, 39, nasceu em 1961 em Palo Alto (Califórnia).

Wolfgang Ketterle, 43, nasceu em 1957 em Heidelberg. De nacionalidade alemã, mas residente nos Estados Unidos, é professor do MIT (Massachusetts Institute of Technology) de Cambridge (Massachusetts).

Carl E. Wieman, 50, nasceu em 1951 em Corvallis (Oregn). É professor da Universidade de Colorado em Boulder.

Ontem, a Real Academia de Ciências da Suécia já havia anunciado os premiados com o Nobel de Medicina. Clique aqui para conferir os vencedores.

Leia mais

  • Confira os premiados nos últimos 10 anos

  • Veja o perfil dos vencedores

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página