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Acidente em obra do Rodoanel

A queda de três vigas da obra do trecho sul do Rodoanel atingiu três veículos na noite de sexta-feira (13), deixou três pessoas feridas e interditou a pista sentido São Paulo da rodovia Régis Bittencourt na altura do km 279, em Embu (Grande São Paulo).


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Comentários dos leitores
Antonio Lourençato (23) 15/11/2009 21h16
Antonio Lourençato (23) 15/11/2009 21h16
Este é um país de irresponsáveis. Pior ninguém faz absolduto utamente nada. Um apagão que foi culpa do tempo, e um viaduto inteiro cai, e, sequer foram chamados a depor. O Tribunal de Contas, é tácito, o material é de 2ª qualidade. Até quando senhores?
Nossos governantes têm a certeza de somos palhaços e alienados. Afinal, o final do campenato brasileiro está aí, o Brasil jogou...até quando?
10 opiniões
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Maurice Masterpolis (8) 15/11/2009 20h52
Maurice Masterpolis (8) 15/11/2009 20h52
Como uma auditoria realizada em 2007 e 2008 poderia detectar irregularidades em um viaduto em plena execução em novembro de 2009. Gente, quanta baboseira !!!!!!!!!! IRGHHH ! 3 opiniões
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Joel Saraiva (161) 15/11/2009 20h10
Joel Saraiva (161) 15/11/2009 20h10
Com tantos comentários, criticando à todos, falar o quê? Precisamos aguardar os Laudos periciais, para aí sim, saber as causas do desabamento das pilastras, na Rodovia Régis Bittencourtt, e cobrar de quem de direito, as providências cabíveis. Ocorre que no Brasil, somente depois da porta arrombada, é que se coloca a tranca. Fatalidades, devido às intempéries, podem acontecer, o que não admitimos, são as falcatruas realizadas pelos donos da obra, com fome de dinheiro, adulterar o material a ser empregado. Se isso aconteceu, cadeia neles. A Polícia Paulista, sempre atenta, já está a campo, não só pelas ordens do sr. Governador, como por princípios, por fôrça de suas imperiosas obrigações. Tenham certeza, de que os culpados serão apontados, e responderão pelos atos praticados. Ainda bem, que nossas autoridades atentas, não deixaram por menos, sobrevoaram o local dos fatos, e concomitantemente, tomaram as providências de imediato requeridas. Joel Carlos de Almeida Saraiva, Investigador de Polícia, dos Altos do Jaraguá, São Paulo/SP 5 opiniões
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carlos bonilha (12) 15/11/2009 18h54
carlos bonilha (12) 15/11/2009 18h54
Antes de entregar as obras dos estádios e acomodações para mundial 2014 e olimpíadas 2016 nas mãos dos empreiteiros, mandem eles assistirem ao filme "INFERNO NA TORRE" 4 opiniões
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ISMAEL FARIA (1) 15/11/2009 17h52
ISMAEL FARIA (1) 15/11/2009 17h52
os fabricantes das premoldadasd devem sim fazer um estagiozinho com o pessoal (engenheiros-fabricantes)nas empresas que fazem a construção de edificios,parques,viadutos,pontes,tuneis,etc...la nos emirados arabes,prestem atenção nas maravilhas das construções por aqueles lados é de dar inveja LA ACIMA DE TUDO COMPETENCIA E GRANA Ñ FALTA,aqui sai a grana dos bolsos da população com impostos altissimos, e, quem deveria dar exemplo da sim, o exemplo da DESONESTIDADE,FALTA DE CAPACIDADE PROFISSIONAL (controle de qualidade sera que sabem o que significa ISSO) E VAI POR AI A FORA...vamos ter agora o velho empurra/empurra para indenizar quem perdeu seus bens.OBRASIL É BOM MAS TEM UNS E OUTROS QUE DA MEDO UI 1 opinião
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Solange Oliveira (1) 15/11/2009 17h44
Solange Oliveira (1) 15/11/2009 17h44
Penso que depois de um acidente como o que houve, investigações devem ser feitas, tanto no âmbito técnico, da engenharia, quanto no âmbito legal, referente às licitações, concorrências e valores apresentados.
Imperativo é não perder de vista a isenção. Nestas reportagens fala-se de termos como: opção por esta ou aquela técnica construtiva para "baratear o custo"
É preciso deixar claro que as concorrências e tomadas de preços para obras deste porte, são feitas normalmente com projetos básicos, que são projetos passíveis de serem alterados durante a evolução dos processos licitatórios que antecedem o início de obras. A opção por uma determinada técnica "mais barata" em detrimento de outra "mais cara" e fato que ocorre. O problema está quando se contrata um determinado forncedor que não tem reconhecida habilidade para trabalhar com o referido produto, ou quando os materiais empregados são de má qualidade, ou de especificação incorreta para o uso que terão e esta é uma das linhas que devem ser investigadas.
Veicular tão somente: "opção por técnica mais barata", guardadas as devidas proporções é uma atitude que nos conduz a um cenário como o do caso da Escola Base.
Sejamos sensatos e isentos, sobretudo.
5 opiniões
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Luiz Oliveria (37) 15/11/2009 17h36
Luiz Oliveria (37) 15/11/2009 17h36
Esse Policarpo fazer elogio à ditadura militar e a Vargas quanto à questão do crescimento econômico é de uma míopia histórica gritante. Desenvolvimentismo e Segurança Nacional foram duas ideologias das classes dominantes para se conservar no Poder. Mas até Vargas, ainda dou um desconto pq ele usou o Estado para impulsionar a industrialização. A ditadura militar? O milagre econômico? Para quem? Na cruel ditadura militar a sociedade ficou amordaçada, o bolo econômico não foi dividido com a sociedade, concentrou-se nas mãos de poucos, a educação pública foi sucateada, a corrupção nunca revelada, hiperinflação, dívida externa hipertrofiada, soberania nacional comprometida, FMI controlando nossa economia etc etc. Além de sequestros, prisões e assassinatos de jovens estudantes, religiosos e militantes políticos. Nunca queiram passar por um processo de tortura, pois a dor psicológica é eterna, a física não. Não digam besteiras ao enaltecer uma ditadura feroz a serviço da burguesia. É importante salientar que parte da classe média, a igreja e a grande imprensa apoiaram a ditadur militar e foram cúmplices dela, das mortes de civis. Até hoje famílias querem enterrar seus parentes. A ignorância e a falta de visão histórica dos fatos são venenos para a verbalidade. Portanto, cuidado com que dizem, pois nem tudo a linguagem "verdadeiriza". Obras do PAC está sendo embargado pelo TCU E MP sim, por questõesambientais ou superfaturamentos, mais por culpa de prefeitos e governadores do q gov. 5 opiniões
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Helio Borgoni (29) 15/11/2009 16h58
Helio Borgoni (29) 15/11/2009 16h58
Claro que o governador José Serra nada tem a ver c/isso!Assim como a Dilma não teve culpa do apagão...quem tem culpa são os senadores da oposição que nada fazem pelo pais!!!Apenas imperram a maquina do governo Lula só pra ganharem as eleições! mas o povão sabe votar! Vai dar Dilma e depois o Lulla volta para mais 8 anos!GENTALHA,GENTALHA,GENTALHA!!!Dali se escapar 4 ou 5 é muito! Vamos jogar fora no lixo! ou melhor na privada e dar descarga! Nada fizeram pelo Brasil nos últimos dois anos!! Apenas emperrando a maquyina do governo Lula! Mas tem nada não o povo vai estar "internetzado e vai saber das noticias como elas são! Cheaga de mídia maldita! de politicos corruptos!!! Vamos remanejar e paredão para os corruptos! Chega de papo furado! Vou pra roça trabalhar!!!Bom dia para os homens de respeito! Maldito dia para os politicos corruptos! Que a vaca pise em sua unha engravada!!!! 2 opiniões
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amauri capuzzo (28) 15/11/2009 16h47
amauri capuzzo (28) 15/11/2009 16h47
Só gostaria de saber uma coisa: Porque que empreiteiras brasilieras, não cometem esses erros, quando fazem obras em rodovias, nos Estados Unidos? 4 opiniões
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joao michelini (133) 15/11/2009 16h41
joao michelini (133) 15/11/2009 16h41
O Secretario de Transportes de São Paulo, Mauro Arce, negou que estejam sendo utilizados materiais mais baratos do que os indicados na obra do Rodoanel. Segundo ele, algumas falhas que foram apontadas pelo TCU não referem-se ao material e foram resolvidas por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta. So esqueceram de de fazer um TAC do proprio secretario nomeado pelo PSDB. Cujo nome ja esteve envolvido em varias falcatruas...26/01/1998 nomeado secretário-adjunto da Secretaria Estadual de Energia Mauro Arce, era diretor de geração e transmissão da Cesp. ao lado de Andrea Matarazzo, que passa a ocupar o cargo de secretário no lugar de David Zylbersztajn, que foi para a diretoria-geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP). Todos cria do PSDB.
Depois do "furo" sobre o pagamento de propina a tucanos, O Estadão informa que o montante de algumas das comissões era de 15% sobre o valor total dos contratos. O jornal mostra por quais mecanismos a propina era transferida. Segundo O Estado de SP, três tucanos estariam entre os suspeitos e os três são de alta plumagem. Um, ex-genro de FHC; um outro, braço direito de Kassab, Serra e Alckmin e o terceiro, o atual titular da Secretaría Estadual de Transportes Mauro Arce . Tudo durante o governo Covas-Alckmin. Estando assim sob suspeita e rolando a investigação, não surprende o mesmo ter sido nomeado secretario???
Da para acreditar no que esse cidadão diz....?
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Maurice Masterpolis (8) 15/11/2009 15h59
Maurice Masterpolis (8) 15/11/2009 15h59
Vigas pré moldadas existem e são indicadas neste caso porque de outra forma a confusão no trânsito seria enorme.
Que houve erro houvemesmo e este erro pode ter sido causado por um mísero parafuso cujo responsábel é o fabricante. Daria uma manchete bem mais sensacionalista que esta !!!!
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joao michelini (133) 15/11/2009 15h55
joao michelini (133) 15/11/2009 15h55
Auditoria realizada em 2007 e 2008 pelo TCU constatou que as empreiteiras mudaram o material descrito em contrato.O trecho sul onde as vigas despencaram está sob investigação do TCU que já listou 13 irregularidades no percurso de 61 quilômetros. Com o objetivo de baratear custos, o consórcio formado pelas empreiteiras usou vigas pré-moldadas não previstas para os novos viadutos do Trecho Sul. Pelo projeto básico, deveriam ser colocadas fundações de concreto como tubulões, mais caro que o usado hoje na sustentação dos vãos livres. A troca foi uma das 79 irregularidades "graves" apontadas pelo TCU. As auditorias realizadas em 2007 e 2008, nos cinco lotes da obra. O TCU apontou o uso de estacas de tamanhos inferiores aos previstos no projeto básico. Também estava prevista a instalação de sete vigas de sustentação a cada vão livre. Na execução,foram empregadas 5 ou 6 vigas a cada vão livre. O uso de um número menor de vigas também foi detectado no lote 4.Como consequência dessas e de outras mudanças nos outros cinco lotes, o TCU apontou indícios de superfaturamento nas medições dos serviços das empreiteiras Em setembro, os envolvidos na obra do Trecho Sul assinaram um TAC com o MPF em São Paulo, no qual abriram mão de receber R$265 milhões em aditivos contratuais considerados ilegais pelo TCU. Quanta bondade não... 31 opiniões
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Lissinho Fiod Junior (110) 15/11/2009 14h17
Lissinho Fiod Junior (110) 15/11/2009 14h17
" Vigas Premoldadas "
Claro que Serra não tem culpa alguma, assim como Dilma também não.
Esses casos felizmente não são Politicos.
As vigas premoldadas protendidas, quando perdem a estabilidade lateral, caem na certa.
Possivel algum cabo tenha se soltado, não tivesse sido preenchido ...
Fato é que caiu sem carga, ainda bem.
A Falha pode ter ocorrido em apenas uma delas, cuja deformara lateralmente e empurado as outras duas.
Na Construção Civil, felizmente, os erros aparecem quase na sua totalidade durante a sua Construção.
Não era para acontecer, necessário aplicar uma fiscalização mais rígida.
Não acredito que Empreiteiro vise Economia x Segurança.
Acredito ter sido Erro Grosseiro mesmo, um descuido, coisas da Construção, só erra quem faz.
32 opiniões
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Gilberto Rossato (62) 15/11/2009 13h55
Gilberto Rossato (62) 15/11/2009 13h55
Se não houver uma ação da sociedade para punir e banir os bandidos de colarinho branco as coisas vão piorar muito mais. Imaginem o que poderá acontecer em nome de campenato mundial de futebol, olimpíadas, etc. O corruptos vão esgotar o Brasil, vão sugar tudo o que for possível e continuarão rindo dos brasileiros... 6 opiniões
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Henrique Silva (225) 15/11/2009 13h54
Henrique Silva (225) 15/11/2009 13h54
Ao analisar os candidatos a presidente é preciso comparar os governos (que seus respectivos candidatos representam a nível nacional) com os principais indicadores de governabilidade: índice de desemprego, endividamento externo, reservas internacionais, defesa dos interesses nacionais no exterior, variação do IDH, avaliação da educação pública na média nacional, investimento gasto em saúde, média de crescimento do PIB, capacidade de superar crises, profissionais formados em curso superior e nível técnico, redução do número de pobres, investimento em infra-estrutura, fortalecimento das estatais, etc.
ANALISEM, COMPAREM E VEJAM QUEM É MELHOR!
12 opiniões
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Claudio Rocha (389) 15/11/2009 13h47
Claudio Rocha (389) 15/11/2009 13h47
Seria importante que os ferrenhos defensores do psdb/dem neste espaço ouvisse a entrevista dada pelo secretario transportes Mauro Harsi na radio cbn e empenho deste em compartilhar a responsabilidade pela inspeção da obra ao governo federal, assim como o esforço em vincular o tcu como co-responsavel; Alias é bom que todos saibam que o TCU apontou irregularidades na obra o que resultou num ajuste de conduta. 4 opiniões
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Gilberto Rossato (62) 15/11/2009 13h31
Gilberto Rossato (62) 15/11/2009 13h31
Acho que a população deveria cobrar a solução para este caso e a punição dos responsáveis. Como sempre existirão muitas desculpas para o fato e muitas outras razões para provocar o acidente. A primeira é a de que o TCU já havia descoberto falhas na execução do contrato em 2007 e 2008. Estamos em final de 2009 e nada foi noticiado e nnguém foi chamado a explicar este descomprimento. Porquê ? Os responsáveis são os de sempre...políticos, empreiteiras, deleixo, superfaturamento...etc. Em qualquer área, seja minicipal, estadual e federal os que comandam são "farinha do mesmo saco" e estarão sempre a serviço de si mesmos. A população QUE SE DANE! Vamos acabar com isto!!! 5 opiniões
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Henrique Silva (225) 15/11/2009 13h29
Henrique Silva (225) 15/11/2009 13h29
E qual o fundamento da campanha da mídia para partidos de direita? É histórico! Desde que surgiu o PT na sociedade civil (ainda no regime de ditadura militar brasileira) os setores de imprensa não gostaram de ver nascer um partido que critica toda a organização (ou desorganização) do Estado e da imprensa no regime militar. O PT achava a imprensa bastante condizente com os ditadores e, mesmo depois da liberdade conquistada, continuou a fazer censura. Censura não para todos, mas para a esquerda brasileira. Para os partidos de esquerda (PT, PSB, PC do B, PCB, PSTU) era e é proibido fazer elogios ou boas menções e só se pode divulgar críticas, mas para os partido de direita (PSDB, DEM, PPS) só se pode divulgar elogios e esconder toda e qualquer notícia que seja desfavorável a eles (e se não for possível esconder deve fazer pelo menos uma abordagem simplista e não comprometedora do tema...).
Muitos brasileiros caem neste jogo midiático e são vítimas deles, mas qualquer cidadão consciente sabe que na política não existe santo, mas existem sim diferenças fundamentais que pode decidir o futuro de um país.
Ao analisar os candidatos a presidente é preciso comparar os governos (que seus respectivos candidatos representam a nível nacional) com os principais indicadores de governabilidade: índice de desemprego, endividamento externo, reservas internacionais, defesa dos interesses nacionais no exterior, variação do IDH, avaliação da educação pública na média nacional, investimento gasto
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carlos bonilha (12) 15/11/2009 13h02
carlos bonilha (12) 15/11/2009 13h02
Não vou dizer que o governador Serra tenha culpa no que aconteceu com as vigas, mas que alguem subordinado a ele e as empreiteiras devem ter metido a mão na grana e usado materiais inferiores ao que consta no projeto, isso não tenham dúvidas, como em tudo nesse país. 5 opiniões
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joao michelini (133) 15/11/2009 12h44
joao michelini (133) 15/11/2009 12h44
Com certeza a culpa sera do caminhoneiro, que estava com excesso de peso e as vigas nao suportarão....
Tudo tem seu começo desde a licitação quando grandes empreiteiras formam esquemas fraudulentos para super-faturar obras e ganhar licitações ja direcionadas em seu.proprio edital. Nao dando chance de outras medias empresas participarem. Elevando o custo das obras como se fossem de 1mundo, e nos entregam essas porcarias feitas nas coxas, tudo com aval de quem deveria fiscalizar essas obras e nao o fazem. Pois dai saem as grandes contribuições financeiras para campanhas eleitorais. Ou algem acha que essas grandes contrutoras dao dinheiro de seus proprios donos.Cade a CPI das empreiteiras.......
Nada mudou, essas mesmas empreiteiras ganharam milhoes com nossas rodovias Federais e nos entregaram essas porcarias, e agora administram as mesmas nos cobrando pedagios elevadissimos. Ganharam de presente varias concessoes publicas financiadas com dinheiro do BNDS para administrar aquilo que deveriam ter feito de otima qualidade mas desviaram dinheiro para seus cofres e fizeram obras de qualidade duvidosa.
E pelo visto vai continuar asssim por muito tempo....
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