Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Espanha deporta brasileiros

Comente: deportação de brasileiros por autoridades alfandegárias espanholas


Mais resultados: Anteriores 13 14 15 16 17 18 19 20 21 Próximos
Comentários dos leitores
Alexandre Lucena (25) 11/03/2008 12h56
Alexandre Lucena (25) 11/03/2008 12h56
Sim que existem milhares de garotas de programa brasileiras que tentam entrar na Espanha, com o sonho do dinheiro fácil e nao existe esta historinha furada de "Ai, eu nao sabia, fui enganada". Por causa destas garotas de programa, as mulheres brasileiras íntegras e honestas, passam por situaçoes de total humilhaçao no aeroporto de Madrid. Além disto, o próprio governo brasileiro, vende uma imagem ao exterior de "o país do samba, futebol e mulher pelada". Nao entendo estas pessoas que dizem que tem "orgulho de ser brasileiro". Orgulho de que? de ser tratado como um leproso no exterior? de ser tratado como um lixo pelo congresso nacional? O orgulho verdadeiro existirá, no momento em que o povo brasileiro deixar de aceitar tudo que lhe é imposto. Enquanto isto a Espanha seguirá dizendo: Al pueblo brasileño, pan y circo. 9 opiniões
avalie fechar
CLAUDIO BESTETTI COSTA (4) 11/03/2008 12h49
CLAUDIO BESTETTI COSTA (4) 11/03/2008 12h49
O Itamaraty barrará todo mundo desse jeito , tem que aceitar , pois quem vende a imagem lá fora é o Brasil , capoeira, axé , pagode , samba , quem manda o Brasil enaltecer o lado ruim , agora arque com as consequências , pois vai ser Espanha , portugalç , itália etc , ninguém quer brasileiro lá fora. 2 opiniões
avalie fechar
Alexandre Romero (9) 11/03/2008 12h45
Alexandre Romero (9) 11/03/2008 12h45
Pra quem critica o FHC, lembre-se que as estradas federais foram privatizadas para os espanhóis, nesse governo do Lula. Esta não é uma discussão de governos, mas de estados. sem opinião
avalie fechar
André Pereira (9) 11/03/2008 12h43
André Pereira (9) 11/03/2008 12h43
SAO BERNARDO DO CAMPO / SP
Se todo brasileiro fosse como eu, com um pingo de orgulho do País, acima de tudo, as coisas mudariam. Chega um espanhol no Rio querendo contratar empresa de samba e o povão já se ouriça só de pensar "no estrangeiro". Não é por aí. Nós somos muito melhores do que qualquer outro país. Quando todo mundo descobrir isso, as coisas mudarão. A gente precisa mais deles do que eles de nós? Hmm, ok. Imagine a FIAT sem o Brasil. Imagine a Telefonica sem a Vivo e os milhões de telefones residenciais de São Paulo. Além disso, nossa economia é maior do que a da Espanha e Itália, e o potencial de consumo maior. Ademais, o que não falta é companhia aérea comprando avião Embraer. Isso sem falar das outras dezenas de multis do nosso País que contrata no exterior. Nós temos é que mudar essa cultura de dar boas-vindas calorosas a estrangeiros. Temos que tratá-los como turistas e visitantes, com cordialidade, mas sem rebaixamento. Aliás, temos é que ficar de olho neles. Ninguém tem direito de chegar no meu País e fazer o que quer. Eu pago impostos aqui e eles não. Por mim, o governo tem mesmo é que controlar a entrada de ninfomaníacos, turistas sem passagem de volta e com pouco dinheiro - não só espanhóis, mas qualquer europeu, americano ou seja de qual for nacionalidade. O Brasil é o nosso País e nós temos de amá-lo. Ponto final. 5 opiniões
avalie fechar
Rodrigo Vasconcelos (2) 11/03/2008 12h41
Rodrigo Vasconcelos (2) 11/03/2008 12h41
Embora eu concorde com a adoção do princípio de reciprocidade, não posso tapar o sol com a peneira. É impossível não reconhecer que muito compatriota vai para fora aprontar. E não só na Europa.
MAS... UM RECADO PARA AQUELES QUE ESTÃO RECLAMANDO CONTRA O PRECONCEITO SOFRIDO PELOS BRASILEIROS LÁ FORA.
Você, paulista ou fluminense indignado, recebe bem o nordestino em sua cidade? Ou chama todos, indistintamente, de "paraíba", "baiano"?
Você sabe alguma coisa sobre Roraima, Rondônia, Acre? Pelo menos as capitais desses Estados?
Eu acho que muita gente não sabe, hein?
Assim como os espanhóis e portugueses já foram vistos com desprezo pelos outros europeus (e ainda são, vide os portugueses que vão trabalhar na França) e nos tratam com desrespeito, também entre nós alguns habitantes de determinados Estados se acham a cereja do sundae e olham com asco para o "resto do País".
Vamos tratar a todos com respeito, indistintamente. Inclusive os espanhóis que vêm para cá fazer turismo sério.
Agora, os muitos italianos, espanhóis, alemães e o outros que vêm fazer turismo sexual, que sejam deportados tão logo saiam do avião!
3 opiniões
avalie fechar
Thiago Alonso (1) 11/03/2008 12h39
Thiago Alonso (1) 11/03/2008 12h39
SAO PAULO / SP
Não se trata de europeu contra brasileiro, não se trata de desenvolvidos contra subdesenvolvidos. O brasileiro tem uma imagem paradoxal no exterior, é fato. Ao mesmo tempo em que é bem visto pela amizade, simpatia, alegria etc., também é conhecido pelas algazarras, pela violência etc. Chega de dicotomias. Vamos agir para honrrarmos nosso país, chega de ofender as atitudes dos outros, vamos nos tornar EXEMPLO! 3 opiniões
avalie fechar
Edie Meireles (23) 11/03/2008 12h24
Edie Meireles (23) 11/03/2008 12h24
Sr Ozório parabéns pela excelente sugestão, podemos retaliar imediatamente essa situação boicotando os produtos espanhóis. Santander, VIVO, etc... Vamos ver se só falamos ou se fazemos o mesmo que o governo nestes casos ( nada)... 5 opiniões
avalie fechar
Mario Herrera (1) 11/03/2008 12h23
Mario Herrera (1) 11/03/2008 12h23
Não vale a pena,e muita coisa que eu queria manifestar,de todo o que mais sinto,e a falta de sensibilidade,patriotismo,amor verdadeiro pelo pais,o respeito pelo mesmo,o respeito pelas pessoas de bem,a falta de fatos que demostre o orgulho de ser brasileiro,menos palavras enganosas que estamos acostumados a aceitar e serem enganados,por maus brasileiros.
Pobres aqueles brasileiros de bem que foram humilhados,lá fora como delinquentes,e abandonados por nois e nós querendo justificar aqui dentro o que não se justifica,típico de maus brasileiros,que aceitam a humilhaçao como algo habitual.Todo pais tem seus problemas alguns mais que outros,isto não implica,a falta de respeito de uns com os outros,e generalizar,colocando a todos num mesmo perfil.No século passado,europeus vitimas de tantas guerras,vitimas da falta de recursos tanto de educação como económicos foram recividos com os braços abertos,no Brasil e na Argentina de forma solidaria,destes europeus uma grande maioria de espanhois.
Sempre esperando que nosso governo tome atitudes firmes,neste caso cobrando respeito com mais afinco,e que os brasileiros que foram humilhados sejam compensados nem que sejam com desculpas formais.
Mais nosso governo,e nosso povo acostumados a conviver e aceitar tanta coisa podre,não têm coragem,de tomar atitudes bem mais firmes,e como sempre estas humilhaçoes,ficaram no olvido.
1 opinião
avalie fechar
Edie Meireles (23) 11/03/2008 12h20
Edie Meireles (23) 11/03/2008 12h20
Os espanhóis invadiram a américa que pertenciam aos índios, estruparam as mulheres e mataram os homens, somos nós os selvagens? Nossa cultura foi impregnada pala cultura da colonização de seus criminosos, e agora? Somos nós os criminosos? O Brasil deveria pedir idenização por cada brasileiro que passe por constrangimentos em seus aeroportos, ou, pode-se nascer aí um conflito grave, a qualquer hora, nós, poderemos maltratar os espanhóis que aqui vierem, na diplomacia ou na justiça com as mãos, como resolveremos esta injustiça histórica para com os brasileiros? 2 opiniões
avalie fechar
Alexandre Bincoleto (5) 11/03/2008 12h17
Alexandre Bincoleto (5) 11/03/2008 12h17
Cara Ana,
Discordo de você quando diz que é uma briga sem fundamentos, pois nós precisamos deles e eles não precisam de nós.
Porque você acha que tantas empresas tem investido bilhões aqui no Brasil? Pode ter certeza que eles fazem isso pois somos um ótimo mercado consumidor em plena expansão e damos MUITO lucro para eles.
Nós brasileiros temos que deixar de nos sentirmos sempre inferiorizados, como se fosse um favor deles nos suportarem. Quando os europeus chegaram aqui na américa, o que eles fizeram? Dominação não é apenas por armas. Eles impuseram seus costumes, suas crenças... E nos fizeram acreditar que estavam nos fazendo um favor.
Nós precisamos é nos orgulhar de ser brasileiros e exigirmos o respeito que merecemos. E se exigirmos, pode ter certeza que eles nos respeitarão, assim como nós os respeitamos. O Brasil precisa do mundo tanto quanto o mundo precisa do Brasil.
Porém concordo que temos sérios problemas internos, mas isso não é motivo para sermos tratados feito animais.
18 opiniões
avalie fechar
REINALDO ARANHA (1) 11/03/2008 12h15
REINALDO ARANHA (1) 11/03/2008 12h15
SAO PAULO / SP
a culpa do que vem acontecendo é dos espanhóis ou de nós, brasileiros? eu já presenciei nos EEUU dois fatos que me envergonharam: num hotel em Miami, um grupo de jovens brasileiros, jogaram pela janela do hotel, (de um andar alto) uma TV do próprio hotel, dentro da piscina, no térreo; outra vez, numa loja em Chicago, vi um grupo de turistas brasileiros fazendo compras, e dentre os quais duas senhoras colocando pequenos objetos nos bolsos dos casacos; creio que precisamos é melhorar muito a educação do nosso povo para melhorarmos a nossa imagem lá fora; ninguém nos maltrata sem motivos; não acho que os europeus são "anjinhos", mas a educação e a cultura deles dão de goleada na nossa, infelizmente; conheço muitos senhores e senhoras que sempre vão à europa e nunca tiveram problemas, porque será que só acontece com pessoas mais jovens ? 22 opiniões
avalie fechar
Oswaldo Salzano Filho (1) 11/03/2008 12h11
Oswaldo Salzano Filho (1) 11/03/2008 12h11
SAO PAULO / SP
Uma pena dizer isso pelos muitos descendentes de espanhóis que temos no nosso país, dos quais muitos deles tenho apreço e amizade e que através de seus antepassados chagaram aqui por que a Esapanha não lhes dava a mínina condição de vida. Aqui chegaram aqui foram bem recebidos e muitos aqui fizeram fortuna.
Mas é um absurdo o que fazem com os nosso brasileiros naquele país que em comum com nossa índole só tem o idioma parecido.
O que esperar de povo que na história do mundo, matou, estuprou, queimou vivo, torturou e destruiu tudo que de belo que o Novo mundo tinha através de civilizações tão antigas como a idade do mundo.
Nada, absolutamente nada construiram, só destruiram, só espalharam a dor a midéria no mundo hispânico. Nem os que usam a sua língua gostam de povo que só horrores criou no mundo.
Esperar o que dessa Espanha que hoje lidera, a prostituição, Pedofilia e maus serviços de suas companhias pelo mundo inteiro.
Que sejam tratados aqui como somos tratados lá, nas mesmas condições, não só em aeroportos, mas em todos os lugares que se atraverem a ir nesse país que nada, abolutamente nada tem a ver com eles graças a Deus.
Aqui estão para nos explorar, nos denegrir, prostituir nossa mulheres e viciar nossos jovens.
43 opiniões
avalie fechar
RSérgio Osorio (1) 11/03/2008 12h06
RSérgio Osorio (1) 11/03/2008 12h06
Há anos que o comportamento de brasileiros no exterior não é dos mais recomendáveis. Repetimos lá oq ue fazemos aqui em público, ou seja, somos crianças barulhentas, sem noções básicas de educação. Mas não somos terroristas! O tratamento discriminatório que as autoridades da Espanha tem dados a brasileiros - profiling - dev ser repetido aqui. E mais: isso só vai passar depois que os negócios espanhóis sentirem a reação por aqui. Como: como é mas difíicl trocar uma conta de banco, como ser cliente do Santander, ou nã se consegue deixar de ser cliente da Telefonica para telfone fixo, ao menos, quando fizer interurbano, use outra operadora e não o 15. Se escoher um nov celular, escolha outro fora a Vivo. Deixe pouco dinheiro no Satander e use mais uma outra conta. Compre menos azeite espanhol, vinhos da Espanha. Se for viajar, não voe por uma epresa espanhola. ë simples: faça aquilo que nosso omisso Itamaraty não faz.
RSergio
9 opiniões
avalie fechar
J. Nogueira Alves (4) 11/03/2008 12h04
J. Nogueira Alves (4) 11/03/2008 12h04
SAO PAULO / SP
Na realidade eles só admitem com naturalidade a entrada de brasileiros q possam fazer parte do seu circo. Então, Ronaldinhos Gaúchos e outros palhacinhos q façam alegrar os seus picadeiros são benvindos. Aqueles q matam para seu deleitem tb (vide as touradas). Não vejo motivo nenhum para colocarmos panos quentes. Não iremos e tb não os receberemos, independentemente de sermos considerados arruaceiros ou não. Ou serão todos os espanhóis detentores de auréolas santas neste mundão a fora? 9 opiniões
avalie fechar
Ana Rosales (5) 11/03/2008 12h02
Ana Rosales (5) 11/03/2008 12h02
SAO PAULO / SP
Um erro nao justifica o outro com certeza. Ate mesmo pq como ja disse anteriormente, maltrato 'e errrado em qualquer lugar, ou situacao.
O fato 'e que estamos a todo tempo nos expondo a tudo isso porque somos tido como um povo marginalisado, um pais em desenvolvimento, um pais pobre. Eles nao sao idiotas, eles sabem que se nao barrarem mesmo um pouco, a galera em massa faz a mala e vai pra la ou qualquer outro pais que de melhor condicoes de vida. Agora quantos deles estao vindo pro Brasil pra morar, quantos americanos, australianos, canadenses vem pro Brasil pro ano? Com certeza nao ha comparacao.
Tem que haver mais clareza nisso tudo. Explicar pra populacao que o sonho americano acabou. Essa ideia que no exterior se faz dinheiro, etc. Nao adianta querer fugir e achar que eles estao la esperando a gente de bracos abertos. O caso desses dois estudantes, foi um acaso, um erro. Muitos sao deportados diariamente sim, mas ai o situacao 'e outra.
3 opiniões
avalie fechar
Luis Augusto Santos (2) 11/03/2008 11h53
Luis Augusto Santos (2) 11/03/2008 11h53
Bom Dia,
Após uma leitura das diversas opiniões aqui emitidas, verifico que cada um se esmera em ressaltar o seu "evento pessoal". O que não podemos esquecer são uns fatos que contribuem e muito para isto tudo que aqui comentamos. Quando cheguei no continente europeu nos idos de 98, fiquei espantado com os folhetos das agências de viagens. Coisas que eu sempre ouvi dos idos de 60 e 70 quando o país era vendido como única particularidade o "CARNAVAL", passado todas estas décadas não se evolui muito. Ainda hoje, quando se observa nas vitrines destas agências, o que se expôe é uma escultural mulher em trajes "menores permitidos". Se alguns acham isto moralismo, me digam porque outros países são recomendados por outros atributos que não os de suas mulheres. Outras coisas que agravam muito por aqui, são as emissões televisivas de certos cainais. Nós sabemos da violência em certas cidades brasileiras mas, não acredito que certos canais "brasileiros" concentrem seu jornalismo "unicamente" neste assunto. Chega a ser um exagero as coberturas dos assaltos de bairros e coisas afins. Temos muitas coisas que isto e uma vastidão de cidades e regiões que podem ser vista pelos turistas. A xenofobia existe na europa e não se pode negar, digo isso porque venho de uma região brasileira onde desde cedo(ao nascermos) já nos acostumamos ao "entrelaçar racial" e isto nos cria uma visão natural. Quando cheguei aqui, observei que havia uma DIVISÃO.(EUROPEU-ASIATICO-LATINO-AFRICANO).
4 opiniões
avalie fechar
A. B.F. (1) 11/03/2008 11h48
A. B.F. (1) 11/03/2008 11h48
SAO PAULO / SP
Senhores/Senhoras,
O Brasil é um país soberano e independente, capaz de seguir o seu próprio curso e desenvolvimento. A princípio devemo manter a relação de boa vizinhança com todos os países do mundo. Porém, não precisamos nos curvar para ninguém, temos o nosso próprio valor e não devemos nos importar com quem gosta do Brasil ou não. Quem deve gostar ou não do Brasil somos nós os brasileiros, isto não compete a nenhum estrangeiro, o problema é deles se não gostam de nós. Na verdade podemos seguir o nosso caminho sem eles.
A verdade é que temos que cuidar da nossa terra e fazermos cada um de nós a nossa parte.
Devemos aplicar sim a política de reciprocidade em todos os setores do Brasil aos estrangeiros.
Para os menos avisados, exportamos tecnologia científica de ponta também.
Nós os brasileiros temos que ter em mente uma frase dita por um dos presidentes dos Estados Unidos da Ameria, o sr. John F. Kennedy: NÃO ESPERE O QUE O PÁIS PODE FAZER POR VOCÊ, E SIM O QUE VOCÊ PODE FAZER PELO PAÍS.
Portando concluimos que as mudanças e melhorias estão em nossa próprias mãos.
Abraços a todos.
ABF.
4 opiniões
avalie fechar
Alessandro Tadeu Perico (17) 11/03/2008 11h38
Alessandro Tadeu Perico (17) 11/03/2008 11h38
Não entendo, porque simplesmente ele tinha dinheiro e condições para comprar uma passagem e sair do país, poderia ir para a França visto que tinha todos os procedimentos para entrada lá, ou simplesmente voltar para o Brasil na mesma hora. Porque rete-lo no aeroporto exigindo que ele voltasse pela mesma empresa.
Preconceito falta de respeito, racismo, eles se esquecem que temos em nosso país muitos espanhóis que para aqui emigraram, visto que na Espanha, além das ditaduras, passavam fome e careciam de oportunidades, não podemos falar em todos, mas para muitos foram estes o motivo de atravessarem o oceano e aqui encontrarem oportunidades que não tiveram em seu país.
Mas parece que reciprocidade não se traduz em espanhol, só pode ser. Mas estes se podem dizer, são quase brasileiros e muitos aqui constituíram famílias, mas uma boa idéia seria prender, divulgar e depois de cumprida a pena deportar um número enorme de estrangeiros, que entre eles os espanhóis são os mais assiduos, que fretam aviões e buscam em nossas cidades crianças que se prostituem, o pior tipo de turismo que pode existir, o sexual, que se aproveitando de uma situação de miséria de suas famílias corrompem suas crianças, isto já foi mostrado em dezenas de reportagens e nunca nosso governo fez algo contra isso, ou alguém conhece algum caso de estrangeiros deportados por este motivo, deportado não, preso. Pedofilia que eu saiba é crime.
7 opiniões
avalie fechar
Papai Sabetudo (35) 11/03/2008 11h38
Papai Sabetudo (35) 11/03/2008 11h38
A tese de doutorado da jornalista, a julgar pelo seu conteúdo, vê-se que não se trata propriamente de uma tese, mas a visão tendenciosa e bairrista de uma brasileira em defesa dos seus conterrâneos o que, poderia ser uma causa nobre, se não se tratasse de imigrantes ilegais, que, obviamente lhe tiram todo o seu valor.
Ontem, uma reportagem mostrava um casal de brasileiros que, após o casamento, foi embora para a Espanha, e hoje vive lá na ilegalidade. O curioso de tudo é que eles dão entrevista relatando sobre a situação em que vivem, da maneira mais descarada possível, como se isso fosse uma coisa normal. Faltou-lhe o repórter lhes perguntar: "Vocês vivem na ilegalidade, e se se trata de algo ilegal, há a ameaça de cadeia, por conseguinte, vocês estão cometendo um ilícito. Digam-me: Vocês têm consciência disso?
Para piorar, prenderam uma quadrilha de brasileiros que roubam contas bancárias através da Internet. Isso é um fato!
Sem se falar nas prostitutas, que juntamente com meia dúzia de brasileiros sujam a nossa bandeira.
Outra besteira que se disse por aqui: "Exigir que o brasileiro seja bem tratado onde quer que chegue!" Seria o ideal, se não fosse uma piada. Quem quer respeito, comece por obedecer às leis, de preferência no seu próprio país.
10 opiniões
avalie fechar
Luiz Antonio (34) 11/03/2008 11h33
Luiz Antonio (34) 11/03/2008 11h33
Alguns países da Europa, Espanha e Portugal entre eles, não agregam nada ao brasileiro cultural e economicamente. Assim, sair do Brasil, país rico e promissor, para embrenhar nesses locais velhos e carcomidos é má sorte e falta de informação. 13 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1050)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 13 14 15 16 17 18 19 20 21 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página