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14/10/2004 - 20h26

Circulação de trens em SP volta ao normal após furto de fios

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da Folha Online

Uma pane de sinalização, provocada pelo furto de fios, prejudicou a circulação de trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) nesta quinta-feira. A circulação, afetada desde as 17h, começou a voltar ao normal por volta das 18h30.

De acordo com a CPTM, por volta das 17h, um homem de 60 anos foi flagrado por seguranças, perto da estação da Luz (centro da capital), furtando os cabos. Um rapaz menor de idade, que estaria com o acusado, conseguiu fugir.

Por causa da pane na sinalização, o intervalo entre os trens foi de 15 minutos na linha D (Luz-Rio Grande da Serra) --o intervalo normal é nove minutos. Na linha A (Luz-Francisco Morato), o intervalo foi de dez minutos. Outra linha que teve a sinalização prejudicada é a chamada Expresso Leste. O intervalo chegou a 12 minutos --o normal é sete.

Furto de fios

A CPTM afirma que o furto de fios é um dos maiores problemas da empresa. Segundo balanço da companhia, nos seis primeiros meses de 2004 foram furtados 7.819 metros de fios e cabos, causando um prejuízo de R$ 273.665.

No ano passado, foram furtados 25.783 metros de fios, com um prejuízo de R$ 902.405 à CPTM.

Quando os furtos ocorrem, o sistema de sinalização fica bloqueado no Centro de Controle Operacional, como se houvesse um trem naquele trecho. Por causa dessa "falsa ocupação", os controladores de tráfego têm de checar, via rádio, todas as composições em circulação para se certificar da localização exata de cada uma.

Enquanto o serviço é realizado, os trens são obrigados a circular em velocidade reduzida, provocando atraso nas viagens. Há casos em que as viagens são interrompidas totalmente.

O sistema da CPTM possui 270 quilômetros de linhas e 92 estações em 22 municípios.

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