Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/11/2004 - 02h27

Após vitória de Serra, sem-teto invadem prédios em São Paulo

Publicidade

JORGE BLAT
KLEBER TOMAZ
da Folha Online
RACHEL AÑÓN
da Agência Folha

Mais de 3.000 sem-teto de uma frente de movimentos que luta por moradia em São Paulo invadiram quatro prédios, um galpão e um terreno em vários pontos da cidade entre a meia-noite e 1h desta segunda-feira, de acordo com lideranças do MSTC (Movimento dos Sem-Teto do Centro). Segundo a Polícia Militar, a ação somou aproximadamente 1.500 pessoas.

As ocupações, desencadeadas por vários grupos reunidos sob a denominação "Frente de Luta", entre eles o MSTC e os movimentos Sudeste, Campo Alegre e Casarão do Bresser, têm o objetivo de protestar contra a ineficaz execução da política de moradia no país.

Uma das coordenadoras do MSTC, que se identificou apenas como Neti, explica que "há necessidade de priorizar a habitação. Existe uma política de moradia, mas não a vontade de executá-la". O objetivo inicial da frente era de ocupar sete locais.

De acordo com Neti, a data já havia sido definida para este feriado. "Independentemente de quem fosse eleito prefeito neste domingo, já havíamos marcado a data do protesto com bastante antecedência", afirma.

Na rua Rêgo Freitas, 527, região central da cidade, integrantes do MSTC entraram no edifício e trancaram a entrada principal com dois cadeados. Segundo Lizete Gomes, uma das coordenadoras do MSTC, mais de 80 pessoas participaram da ação. Policiais militares afirmam que apenas 40 manifestantes entraram no local e mais de 300 pessoas permaneceram na rua.

Durante a invasão, nas janelas e varandas do prédio, os sem-teto gritaram "este é um presente para você Serra". Velas foram acesas nas dependências do prédio.

Gomes afirma que houve truculência por parte de policiais militares após a ocupação do prédio vazio do INSS na rua Conselheiro Crispiniano,125 (região central). Segundo ela, eles entraram por um edifício vizinho, lançaram bombas de gás lacrimogêneo e expulsaram os sem-teto. Ninguém ficou ferido.

Na zona leste, aproximadamente 400 sem-teto invadiram a antiga sede da subprefeitura na rua Francisco de Melo Palheta, em São Mateus. Um terreno nas proximidades também teria sido invadido.

Na rua Barão de Piracicaba, 125, no bairro de Campos Elíseos (região central), 400 manifestantes ocuparam o local. Na avenida Casa Verde, 2926, na Casa Verde (zona norte), entre 50 e 60 famílias invadiram um galpão.

No bairro do Bexiga, na rua Conselheiro Carrão, aproximadamente 200 sem-teto tentaram invadir um prédio, mas foram impedidos pela PM.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre invasão de prédios
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página