Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/11/2004 - 08h10

Para secretário, segurança a turista deve ser "mais dinâmica"

Publicidade

da Folha Online

O secretário da Segurança Pública interino do Rio de Janeiro, Marcelo Itagiba, reuniu-se com delegados e comandantes de batalhões da PM para tentar buscar soluções para evitar crimes contra turistas na cidade. O secretário afirmou que a polícia deve ser "mais dinâmica".

Itagiba determinou que os policiais militares intensifiquem as ações de abordagem a suspeitos e façam rondas mais constantes em áreas turísticas. A Polícia Civil deverá intensificar a identificação e a triagem dos grupos que agem contra os turistas, além de voltar a atenção aos menores infratores.

"O efetivo e a qualidade dos equipamentos são suficientes, mas a polícia precisa ser mais pró-ativa, interferindo mais nas relações entre as pessoas que estão na rua e aquelas que por elas podem ser vitimadas", disse Itagiba.

Ele também criticou a prefeitura que, para ele, é omissa. "O município não cumpre com a sua obrigação no que diz respeito à retirada das populações carentes que estão nas ruas da cidade e também dos menores não-infratores."

Casos

A Deat (Delegacia de Atendimento ao Turista) registrou 24 ocorrências de assalto entre as 20h de sexta-feira e as 20h de domingo. A segurança deverá ser reforçada com a participação de policiais das delegacias de entorpecentes e do consumidor.

Entre os casos de violência contra turistas, o mais grave foi o da japonesa Yoshiko Magoshi, 61, esfaqueada sexta-feira à noite em Copacabana, na zona sul. Ao tentar escapar do assalto, ela foi atropelada.

A turista foi levada para o hospital Miguel Couto e depois transferida para o Copa D'Or, em estado grave.

Na segunda-feira, aconteceram ao menos quatro casos de violência contra estrangeiros. Dois alemães --uma mulher de 73 anos e o filho de 40 anos-- tiveram bolsas roubadas em Copacabana. Um adolescente de 15 anos tentou roubar o celular de uma argentina em Ipanema, zona sul.

Um estudante inglês teve uma câmera roubada em São Januário, zona norte, e em Santa Teresa, centro, um italiano foi agredido quando tentou impedir que dois homens roubassem sua mochila.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre violência contra turistas
  • Leia o que já foi publicado sobre a violência no Rio
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página