Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/11/2004 - 19h48

São Paulo ganha parque infantil construído com armas derretidas

Publicidade

da Folha Online

As armas recolhidas pelo Estado de São Paulo na campanha do desarmamento se transformaram em brinquedos, que ocupam uma praça em Sapopemba, zona leste da capital. O Parque dos Brinquedos foi inaugurado neste sábado, com presenças dos ministros da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, e da Cultura, Gilberto Gil.

Segundo o Ministério da Justiça, o processo de transformação das armas em brinquedos teve várias etapas. Começou com a entrega das armas recebidas pela Polícia Federal e encaminhadas ao Exército. Elas seguiram, então, para a Siderúrgica Flanaço, em Osasco (Grande SP), onde foram derretidas e transformadas em lingotes.

Esses lingotes foram enviados à Siderúrgica São Joaquim, em São Joaquim da Barra (384 km a norte de São Paulo), para serem produzidas as chapas de aço, que seguiram para a Siderúrgica Soufer, em Campinas (95 km a noroeste de São Paulo), onde foram cortadas em tiras para a fabricação dos tubos metálicos.

O parque conta com gangorra, balanços e escorregador com arquitetura especial, feitos com tubos de ferro coloridos. "Essa ação é muito importante para mostrar um dos principais significados da campanha do desarmamento, que é a implementação de uma cultura de paz", disse o ministro Márcio Thomaz Bastos.

O processo de design, fabricação, montagem e pintura das peças foi feito pela Lao Engenharia, em Itu (103 km a noroeste de São Paulo). O Ministério da Justiça afirma que todos os trabalhos foram feitos em forma de doação, sem ônus para a União.

Campanha

Iniciada em 15 de julho, a campanha do desarmamento já recebeu cerca de 170 mil armas. O Estado São Paulo está em 1º lugar em números absolutos de armas recebidas --foram 48.333 até o dia 16 de novembro. Em números relativos à população, o Estado ocupa a 8ª posição. O primeiro colocado em números proporcionais à população é Sergipe.

A previsão é que a campanha termine no dia 23 de dezembro.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a campanha do desarmamento
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página