Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/11/2004 - 14h12

Governo do ES atribui ao crime organizado ações contra ônibus

Publicidade

da Folha Online

O governo do Espírito Santo atribuiu ao crime organizado os incêndios cometidos contra dez ônibus na capital e na Grande Vitória desde a última sexta-feira. Em nota, o governo informou que "algumas prisões já foram realizadas".

Segundo a Secretaria da Segurança Pública do Estado, homens encapuzados entram no veículo, pedem para o cobrador recolher e levar o dinheiro do caixa, e para os passageiros saírem. Depois, o ônibus é levado para outro local e incendiado.

Para tentar garantir a segurança dos passageiros e funcionários das empresas de ônibus, soldados do Exército foram enviados para a região nesta segunda-feira. Eles ficarão em terminais e circularão dentro dos ônibus durante a noite. O efetivo da Polícia Militar nas ruas também foi aumentado.

Segundo o governo, por causa dos ataques aos ônibus, foram suspensas, hoje e amanhã, as aulas nas escolas estaduais no período noturno.

Nota

Leia nota divulgada pelo governo:

"O governo do Estado vem a público esclarecer as medidas adotadas para conter a onda de atentados a ônibus na Grande Vitória. O governo informa que determinou a redução da frota de ônibus hoje a amanhã a partir das 20 horas. As aulas na rede pública estadual estão suspensas hoje e amanhã, apenas no período noturno.

O governo do Estado também recomenda que as escolas da rede privada e as escolas municipais igualmente suspendam as aulas do período noturno hoje e amanhã.

Estas medidas são restritas à região da Grande Vitória e têm por objetivo garantir a segurança dos usuários de ônibus, bem como de trocadores e motoristas.

As investigações detectaram a ação do crime organizado na queima de ônibus, que acontecem de forma muito planejada, sempre após as 20 horas e sem o roubo do dinheiro da roleta.

Desde janeiro do ano passado, o governo trava uma verdadeira batalha contra o crime organizado, combatendo os mais diversos tipos de delitos, da corrupção ao tráfico de drogas.

Diante da gravidade da situação, o governo do Estado solicitou aos ministros da Defesa e da Justiça o apoio de forças federais. Desde ontem, um batalhão do Exército e a Polícia Federal já estão auxiliando as polícias Civil e Militar do Espírito Santo neste trabalho de combate aos criminosos.

As investigações continuam e algumas prisões já foram realizadas. O governo do Estado está trabalhando para que a situação seja normalizada rapidamente.

A frota de ônibus, hoje e amanhã, será reduzida após as 20 horas, e todos os ônibus a partir desse horário terão acompanhamento de homens do Exército e da PM.

O governo do Estado pede a compreensão dos capixabas e também a colaboração de todos, sobretudo aos usuários de ônibus, evitando o deslocamento hoje e amanhã no período noturno.

Quem tiver informações que possam ajudar as investigações pode ligar para o Disque-Denúncia, número 0800-2839944, sem a necessidade de se identificar".

Leia mais
  • Exército faz segurança no ES após incêndio de ônibus

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre incêndios em ônibus
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página