Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/12/2004 - 18h23

Governo federal destrói 10.048 armas entregues durante campanha

Publicidade

da Folha Online

Um rolo compressor destruiu nesta quinta-feira, em Brasília, 10.048 armas entregues na campanha do desarmamento por moradores do Distrito Federal, do Tocantins e do Triângulo Mineiro.

Segundo o Ministério da Justiça, mais de 200 mil armas já foram apreendidas no país pela campanha, iniciada em julho.

"Tínhamos a meta de atingir o recolhimento de 80 mil armas até o dia 23 de dezembro. Já recolhemos mais de 200 mil e agora aumentamos a nossa ambição", disse o ministro Márcio Thomaz Bastos, em referência à prorrogação da campanha por mais seis meses.

A cerimônia de destruição das armas marcou o início das atividades do Centro Regional de Treinamento em Segurança Pública para a América Latina e o Caribe.
Sérgio Lima/Folha Imagem
Governo federal destrói armas durante campanha


De acordo com o ministério, o centro tem como objetivo o aprimoramento profissional na área de segurança pública, além de estimular o policiamento comunitário e apoiar Estados e municípios na implantação de seus planos de segurança, entre outros pontos.

Balanço

Números divulgados pela Polícia Federal nesta quinta-feira apontam que 190.307 armas de fogo haviam sido entregues pela população nos locais civis de arrecadação em cinco meses. Outras 9.901 foram recebidas pelas Forças Armadas, totalizando 200.208.

A expectativa é que a campanha arrecade 480 mil armas até junho de 2005, se a média mensal de 40 mil unidades for mantida.

"Queremos desarmar as pessoas de bem, que podem se matar por questões banais. Quem tira arma de bandido é a polícia", disse o ministro.

Estados

Com 56.376 armas recolhidas até o último dia 8, São Paulo encabeça a lista de Estados com o maior número absoluto de entregas, seguido pelo Rio de Janeiro (23.832) e Rio Grande do Sul (15.038).

Já quando a quantidade de armas arrecadadas é dividida pela população do Estado, Sergipe fica em primeiro lugar, com 0,0037 armas por habitante. Em segundo lugar está o Distrito Federal (0,0024), e o terceiro lugar, Pernambuco (0,0017).

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a campanha do desarmamento
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página