Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/12/2004 - 09h18

13º atrasa, e hospital reduz equipe em São Paulo

Publicidade

da Folha de S.Paulo
do Agora

Funcionários de quatro hospitais e dois prontos-socorros de São Paulo decidiram reduzir o atendimento à população em razão de a prefeitura paulistana não ter pago o décimo terceiro salário dos servidores contratados em regime de CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) pelas cinco autarquias de saúde da cidade.

Pela decisão tomada em assembléia, apenas um a cada três funcionários trabalhou, em sistema de revezamento, nos hospitais (Tatuapé, Campo Limpo, Menino Jesus e Jabaquara) e em dois prontos-socorros (Freguesia do Ó e Bandeirantes).

O Sindsep (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais) organiza para esta quarta-feira uma manifestação em frente à Secretaria da Saúde. Seus dirigentes querem uma resposta definitiva da prefeitura. Caso isso não ocorra, prometem uma paralisação geral em todos os 12 hospitais geridos pelas autarquias.

Segundo o sindicato, o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro dos celetistas, como são conhecidos, deveria ter sido feito no dia 30. O segundo depósito estava programado para anteontem, com o décimo terceiro de servidores estatutários.

As autarquias foram criadas em 2001 para gerir 12 hospitais. Elas começaram a contratar funcionários pela CLT, que hoje representam 40% dos 15 mil trabalhadores dos hospitais.

Transição

O problema com os salários ocorre num momento de crise financeira e administrativa da gestão Marta Suplicy (PT), que entrega o cargo a José Serra (PSDB) em janeiro. Diversos serviços foram reduzidos e há atrasos em pagamentos a fornecedores.

O futuro secretário de Gestão Pública, Januário Montone, se disse surpreso com o não-pagamento do décimo terceiro.

Ele afirmou ter buscado informações na administração Marta com os atuais secretários de Gestão, Mônica Valente, e Saúde, Gonzalo Vecina. "Disseram que pagariam na quinta-feira. Trabalho com essa informação", disse.

A Secretaria da Saúde, destacada pela pasta de Finanças para comentar o assunto, não soube informar o motivo do não-pagamento do décimo terceiro dos funcionários celetistas, contratados pelas autarquias, mas disse que os depósitos serão feitos amanhã. Afirmou ainda que "os serviços dos hospitais estão garantidos".

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Sindsep
  • Leia o que já foi publicado sobre o pagamento do 13° salário
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página