Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/09/2000 - 20h22

Campanha vai incentivar voluntariado

Publicidade

da Folha de S.Paulo

"Daqui para a frente, ser voluntário vai ser 'in'. Quem não dedicar um pouco do seu tempo a um trabalho voluntário, estará fora de moda."

A "nova tendência" foi anunciada hoje por Milú Villela, presidente do Comitê Brasil Voluntário 2001, durante a apresentação do logotipo da campanha de mesmo nome.

A marca foi criada pelo artista plástico Hans Donner. O desenho lembra cidadãos que se levantam e passam a agir.

O ano de 2001 será o Ano Internacional do Voluntário. Uma escolha feita pela Organização das Nações Unidas, com a participação de 126 países.

No Brasil, o comitê tem como presidente de honra a primeira-dama, Ruth Cardoso. A atriz Regina Duarte é a madrinha da campanha. "Estamos num momento de reconstrução. Não se pode esperar que soluções caiam do céu", afirmou a atriz.

Ela prometeu que dedicará parte de seu tempo a contar histórias para crianças nos hospitais. "Todos somos responsáveis pela sociedade que queremos. Que cada um doe uma hora na atividade que sabe fazer melhor."
Milú Villela, que também é presidente do Centro do Voluntariado de São Paulo, disse que a intenção é levar o conceito do trabalho voluntário para as empresas, escolas e para as ruas.

"A grande descoberta é que você não precisa estar numa ONG. Você pode trabalhar com as crianças na praça, ao lado de sua casa, ensinando-as a jogar xadrez, por exemplo", afirmou.

O publicitário Valdir Cimino, que também participa do comitê, disse que o país está assistindo ao surgimento do voluntário profissional. Ele citou dados da Fundação Getúlio Vargas, segundo os quais existem 250 mil ONGs no país. "Mas poucas estão preparadas para receber um voluntário."

O Centro do Voluntariado de São Paulo já vem desenvolvendo esse trabalho. Segundo Milú, 6.000 voluntários já passaram por treinamento e foram colocados em contato com 360 ONGs.

O Ano Internacional do Voluntário será lançado oficialmente no dia 5 de dezembro. Ao longo de 2001, o comitê brasileiro vai concentrar suas ações em temas que mudam a cada dois meses.

Em janeiro e fevereiro, o enfoque será dado para esporte e cultura; em março e abril, a saúde. Em maio e junho, o tema será meio ambiente; em julho e agosto, a criança e o adolescente. Em setembro e outubro será educação e, em novembro e dezembro, a solidariedade e a cidadania.

Leia mais notícias de cotidiano na Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página