Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/01/2005 - 20h11

Seca deixa 54 municípios do RS em situação de emergência

Publicidade

da Folha Online

Prefeituras de 54 municípios do Rio Grande do Sul decretaram situação de emergência por causa da seca. Os mais atingidos estão nas regiões norte e noroeste do Estado.

De acordo com a Defesa Civil, os municípios de Aratiba e de Barra do Rio Azul foram os primeiros a decretar situação de emergência, no dia 27 de dezembro do ano passado.

A estiagem causa prejuízos para a agricultura e para a pecuária. Segundo o coronel Paulo Roberto Osório, coordenador estadual da Defesa Civil, a seca deve se estender pelos próximos dias.

"Os prognósticos mostram que a estiagem deverá se prolongar por mais 15 dias. Depois, deverão ocorrer chuvas esparsas, mas não resolverão o problema", disse.

Situação de emergência

O coronel afirma que, depois de decretar situação de emergência, a prefeitura deve fazer um relatório de anos e encaminhar para a Defesa Civil, que fica responsável por vistoriar o município.

Conforme a avaliação, o município poderá receber auxílio financeiro do governo federal. Para isso, os danos devem superar 10% do PIB do município.

"Até 10% o município tem saúde financeira para enfrentar a situação. Acima disso, se capacita para receber auxílio do governo federal", disse o coordenador da Defesa Civil.

De acordo com o governo do Estado, o Rio Grande do Sul tem 497 municípios.

Leia mais
  • Criciúma deve divulgar sexta-feira prejuízos causados por tornado
  • Defesa Civil alerta sobre temporais em São Paulo, Rio e Minas

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a seca no Rio Grande do Sul
  • Leia sobre tempo no Folha Online-Weather
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página