Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/01/2005 - 10h40

Após deslizamentos, bombeiros resgatam seis corpos em São Bernardo

Publicidade

da Folha Online

Seis pessoas morreram e ao menos nove ficaram feridas em deslizamentos de terra, entre a madrugada e a manhã desta quarta-feira, no ABC paulista, informaram bombeiros da região. Os deslizamentos são conseqüência da forte chuva que atingiu São Paulo ontem.

Entre os mortos há cinco crianças. Uma delas, de sete anos, morreu em um soterramento por volta das 3h na favela Girassol, na Vila Esperança, em São Bernardo do Campo.

Flávio Grieger/Folha Imagem
Chuva alaga região da Prefeitura de São Bernardo


Às 3h20, barracos de uma favela na rua Visconde de Umuarama, no Jardim Silvina, também São Bernardo, foram destruídos. Segundo o Corpo de Bombeiros, cinco pessoas morreram nesse local --quatro seriam crianças. Três pessoas ainda estariam soterradas no local e ainda não há informação sobre seu estado. Outras oito pessoas foram socorridas com vida.

Em Santo André, também no ABC, uma criança que estava soterrada na rua Rio Oiapoque, no Parque Miami, foi resgatada com vida. Um deslizamento de terra atingiu barracos da região por volta das 8h40.

Chuva

A chuva que atingiu a cidade de São Paulo e a região do ABC ontem deixou mais de 70 pontos de alagamento, invadiu casas e a Prefeitura de São Bernardo, causou o transbordamento de córregos e deixou ruas da Lapa (zona oeste) e de Santo André (região metropolitana) sem luz. No Rio de Janeiro, algumas regiões também ficaram sem energia.

Os córregos Aricanduva (zona leste) e Pirajussara (zona oeste), na capital, transbordaram.

A sede da Prefeitura de São Bernardo ficou alagada e alguns carros que estavam no estacionamento do imóvel foram danificados.

Em São Caetano, o transbordamento do córrego Ribeirão dos Meninos causou alagamentos na avenida Guido Aliberti, que fica na entrada do município, e interrompeu a circulação dos trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) entre as estações São Caetano e Mooca, na linha D (Luz-Rio Grande da Serra), pois os trilhos ficaram submersos. Em Mauá, o piscinão de Capuava transbordou.

No total, segundo os bombeiros, pelo menos 75 pessoas que estavam ilhadas em ônibus tiveram de ser resgatadas.

Mais chuva

Uma chuva leve atinge nesta quarta-feira São Paulo e o ABC. Na capital, o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da prefeitura, registra cinco pontos de alagamento, todos transitáveis.

Às 10h30, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) registrou 67 km de congestionamento na capital. A média para o horário é de 45 km.

A previsão é de que o dia permaneça nublado e chuvoso. Não deverão ocorrer pancadas de chuva, segundo o CGE.

Leia mais
  • CGE registra cinco pontos de alagamento em São Paulo
  • São Paulo deve ter céu nublado e chuva nesta quarta-feira
  • Deslizamento de terra mata uma criança em São Bernardo do Campo

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre chuva em São Paulo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página