Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/01/2005 - 22h03

Número de municípios afetados pela seca no RS chega a 132

Publicidade

LUÍSA BRITO
da Agência Folha

A seca e a estiagem fizeram o número de municípios em situação de emergência no Rio Grande do Sul chegar nesta sexta-feira a 132 --ontem, eram 117. Na região Nordeste, o problema também se agravou. Já decretaram situação de emergência 381 municípios em todo o país.

No Rio Grande do Norte, o número subiu de 20 para 27. No Piauí, Estado em pior situação no Nordeste, dois dos 66 municípios em situação de emergência devem decretar situação de calamidade pública devido à gravidade da situação.

O Ministério da Integração Nacional ainda não reconheceu nenhum decreto de situação de emergência feito pelas prefeituras. Segundo o próprio ministério, o reconhecimento é exigência legal para o governo federal prestar socorro às vítimas de desastres. O órgão também não se pronunciou sobre o envio de recursos para as regiões atingidas.

Outros 42 municípios de Pernambuco tiveram seus decretos vencidos no dia 31 de dezembro do ano passado, embora a situação de estiagem no Estado não tenha melhorado. Segundo a Codecipe (Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco), essas localidades permanecem sofrendo com a seca. Na Paraíba, além de 61 municípios em situação de emergência, 12 estão em situação de calamidade pública.

No Ceará, os moradores da zona rural de 22 municípios, que sofrem problema de abastecimento de água, esperam que se confirme a previsão de chuva para o fim de semana, como foi informado pela defesa civil estadual.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre seca
  • Leia sobre tempo no Folha Online-Weather
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página