Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/01/2005 - 22h36

Primeira ação com apoio federal deve ocorrer em 15 dias no Rio

Publicidade

da Folha Online
da Folha de S.Paulo

A primeira operação de combate ao tráfico de drogas no Rio envolvendo tropas federais e estaduais deve ocorrer nos próximos 15 dias, segundo afirmou nesta segunda-feira o secretário da Segurança, Marcelo Itagiba.

Ainda deverão ser definidas as forças federais que irão participar da ação.

Na semana passada, a governadora Rosinha Matheus (PMDB) pediu e o Ministério da Justiça concordou com o envio de um efetivo de forças federais para o combate ao crime no Rio.

Em 2004, Rosinha disse que precisava do Exército para conter o avanço da violência no primeiro trimestre. Após discussões com Brasília, voltou atrás e não fez a solicitação formal pelas tropas porque isso poderia fazer parecer que o Estado não era capaz de cuidar da segurança.

Segundo a Constituição, cabe aos Estados cuidar da segurança. O governo do Rio argumenta, porém, que o tráfico interestadual e internacional de drogas e de armas é de responsabilidade da União. O secretário nacional de Segurança Pública, Luiz Fernando Corrêa, disse que "o governo federal é cooperativo" e que tudo vai transcorrer sob as noções de "parceria" e "integração".

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a governadora Rosinha Matheus
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página