Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/01/2005 - 03h56

Dois shoppings do Guarujá ganham delegacias virtuais

Publicidade

MARIANA CAMPOS
da Agência Folha, em Santos

Até o final da temporada, moradores e turistas do Guarujá, no litoral de São Paulo, poderão registrar pessoalmente boletins de ocorrência eletrônicos em postos de atendimento instalados em dois shoppings da cidade.

A novidade, inaugurada na semana passada, faz parte de uma parceria entre as polícias Civil e Militar, a Guarda Municipal e a prefeitura, além da Unaerp (Universidade Ribeirão Preto), que ofereceu estagiários de direito e administração para orientar os usuários do sistema.

Nesses postos, é possível acessar a página da Secretaria da Segurança Pública na internet e fazer registros de pequenas ocorrências, como furtos de celulares, de veículos ou perda de documentos. Gasta-se, em média, 30 minutos para fazer o boletim. O usuário pode imprimir o documento na hora ou encaminhá-lo para o próprio e-mail.

Segundo o prefeito do Guarujá, Farid Madi (PDT), o objetivo da ação é desafogar a delegacia-sede, que ficava sobrecarregada durante a temporada. O local era o único que funcionava 24 horas. Agora, além dos postos, que funcionam durante o horário dos shoppings, o 2º DP, em Vicente de Carvalho, também faz plantão.

"A idéia é facilitar o acesso das pessoas e descentralizar o atendimento. A gente até espera que [o sistema] não seja utilizado, porque, quanto menos se utiliza, é sinal que menos ocorrências aconteceram", afirmou Madi.

Um dos postos está localizado no Shopping La Plage, que fica na praia de Pitangueiras, e o outro, no Shopping Enseada, na rua Argentina esquina com a avenida Miguel Stéfano.

Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, desde quarta-feira até esta segunda, haviam sido registrados 11 boletins de ocorrência eletrônicos.

Um terceiro posto para registro de ocorrências foi aberto dentro da 5ª Companhia da Polícia Militar, também na Enseada. Lá o registro não é eletrônico. Uma equipe da Polícia Civil é que anota as ocorrências.

Segundo o delegado-titular do Guarujá, Rui Augusto Silva, o trabalho dessa equipe é inusitado. "É uma delegacia dentro de um quartel da PM. Estamos tendo um desafogo na sede em razão dessa distribuição."

Câmeras

No início do ano, Guarujá colocou em funcionamento dez câmeras de vídeo na praia de Pitangueiras, também em uma ação conjunta com participação das polícias e da Guarda Municipal.

De acordo com o comandante da PM Raimundo Silva Filho, a polícia já registrou queda no número de ocorrências naquela região, provavelmente por causa da utilização das câmeras.

Entre 8 e 21 de janeiro de 2004, 14 ocorrências foram registradas. No mesmo período deste ano, o número caiu para dez.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Guarujá
  • Leia o que já foi publicado sobre delegacias virtuais
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página