Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/01/2005 - 17h59

PF prende acusado de liderar grupo que aplicava golpe da casa própria

Publicidade

JANAINA LAGE
da Folha Online, no Rio

Acusado de liderar uma quadrilha que aplicava o golpe da casa própria utilizando o nome das Forças Armadas, José Carlos da Silva Carvalho foi preso por volta das 16h desta sexta-feira, ao apresentar-se para atender a uma intimação na Delefrin (Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros), no Rio.

Além da sigla CorrfaPlan --que significa Clube dos Oriundos da Reserva e Reformados das Forças Armadas-- a empresa usava uniformes e brasões para dar respeitabilidade ao negócio, que operava sem autorização do Banco Central.

O mandado para a prisão foi expedido ontem pela 5ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro. Os agentes da Delefrin cumprem dois mandados de busca e apreensão em imóveis de José Carvalho, um no sítio Recanto dos Carvalhos, em Cachoeira de Macacu, e outro no apartamento de cobertura na Rua Ary Rangel, no Recreio dos Bandeirantes, zona oeste do Rio.

A Operação Canaã (Terra Prometida) começou no último dia 18, quando um dos sócios da empresa, Jairo Emanuel da Silva Carvalho foi preso, e teve inquérito policial aberto em novembro do ano passado.

Segundo as denúncias recebidas pela polícia, os clientes da empresa começavam pagando uma prestação por um ou dois anos para a CorrfaPlan, que prometia liberar o financiamento para aquisição de imóveis após esse período com valores entre R$ 60 mil e R$ 100 mil na maioria dos casos.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre operações da Polícia Federal
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página