Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/01/2005 - 22h17

Pernambuco registra primeiro caso de cólera no Estado

Publicidade

FÁBIO GUIBU
da Agência Folha, em Recife

A Secretaria da Saúde de Pernambuco confirmou nesta segunda-feira o registro do primeiro caso de cólera no Estado neste ano. A vítima é um menino de quatro anos de idade que contraiu a doença em São Bento do Una (217 km de Recife).

O município de São Bento do Una foi o único do Estado a registrar casos de cólera no ano passado. Em 2004, 18 pessoas contraíram a doença. Ninguém morreu. O município enfrenta problemas com a falta de saneamento e abastecimento de água.

O garoto foi transferido para Recife sexta-feira e internado em um hospital especializado no atendimento a gestantes e crianças. Medicado, ele não corre risco de morte. Os médicos avaliavam a possibilidade de conceder alta médica ainda ontem.

A mãe do menino suspeita que o filho se contaminou ao cair em uma poça de lama utilizada por porcos. Dias após o acidente, ele apresentou sintomas da doença e foi submetido a exames.

Após a confirmação do caso pelo Laboratório Central de Pernambuco, o secretário estadual da Saúde, Aderson Araújo, foi à cidade, acompanhado de técnicos dos departamentos de vigilância sanitária e epidemiológica.

Prevenção

O grupo se reuniu com autoridades locais e decidiu deflagrar uma campanha para evitar a proliferação do vibrião colérico, transmissor da doença. Segundo o secretário, serão realizadas ações preventivas e educativas, como visitas domiciliares e campanhas de esclarecimento nas escolas públicas.

Os eventuais novos pacientes serão atendidos no hospital da cidade, que reservou 14 leitos em uma ala para casos suspeitos. Todas as pessoas com sintomas da doença serão monitoradas.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre casos de intoxicação
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página