Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/02/2005 - 22h23

Balé do Senegal participa da abertura do Carnaval

Publicidade

LUIZ FRANCISCO
da Agência Folha, em Salvador

As coreografias sensuais, o som dos potentes trios elétricos e a axé music vão ficar em segundo plano na abertura oficial do Carnaval de Salvador, que acontece na noite desta quarta-feira, no bairro de Campo Grande, quando o prefeito João Henrique Carneiro (PDT) vai entregar as "chaves" da cidade ao Rei Momo.

A principal atração da cerimônia será o grupo africano Balé La Linguère, do Senegal, que vai participar da abertura oficial da festa, ao lado do Balé Folclórico da Bahia. Criado em 1960, o nome de batismo do grupo, La Linguère, significa "princesa" na língua uolof, um dos idiomas falados no país.

O grupo africano, que tem chegada prevista a Salvador pela manhã, programou algumas visitas e atividades de intercâmbio cultural com grupos locais que representam a cultura baiana.

Logo após o desembarque, no Pelourinho (centro histórico), o grupo fará uma saudação inicial na Casa do Benin. Em seguida, os integrantes do balé africano têm um encontro musical com percussionistas baianos.

Programação

Durante o Carnaval, o Balé La Linguère terá uma participação especial nos desfiles das principais entidades afrobaianas --Olodum, na sexta, às 21h, no centro histórico; Malê de Balê, no sábado, às 19h, em Ondina; Bloco da Cidade, no domingo, às 19h, no Campo Grande; Bloco Ilê Ayê, na segunda, às 19h, em Ondina; e Bloco Pop Afro Brasileiro também na segunda, às 10h, no Campo Grande.

De acordo com a Emtursa (Empresa de Turismo de Salvador), responsável pelo convite ao grupo, La Linguère conta com 29 dançarinos e dançarinas, que "restituem a beleza e a liberdade dos corpos, a elegância e a grandeza moral que prevalecem nos grandes impérios e reinados africanos". As coreografias que os integrantes do balé vão apresentar na capital baiana têm como referência a África.

Nos últimos anos, o grupo já se apresentou na Alemanha, Áustria, Bélgica, Canadá, Estados Unidos, França, Inglaterra, Israel, Itália e México. Desde 61, quando deixou o Senegal pela primeira vez, La Linguère realizou 6.000 apresentações e visitou 60 países.

Leia mais
  • Ingressos para desfiles no sambódromo estão quase esgotados em SP

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Carnaval de Salvador
  • Leia o que já foi publicado sobre o Carnaval 2005
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página