Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/02/2005 - 00h35

Imperador do Ipiranga homenageia o México no sambódromo de SP

Publicidade

da Folha Online

Desde 2002 no Grupo Especial, mas ainda sem títulos, a Imperador do Ipiranga leva para o sambódromo de São Paulo, neste ano, um enredo que relembra o tricampeonato da seleção brasileira, conquistado no México em 1970, além de homenagear a história e a cultura mexicanas.

Segundo Laerte Losacco Poporcov, fundador da escola "México, uma viagem ao Paraíso dos Deuses" faz um paralelo entre os deuses mexicanos e os jogadores brasileiros, idolatrados no país.

"Nós mostramos muito das belezas naturais e da história do México --como as culturas inca, maia e asteca-- além do carinho que os mexicanos têm com os jogadores brasileiros", diz.

O carro abre-alas traz uma pirâmide dourada com três cobras, réplica da que fica na região de Chichinitsa, no México. Segundo o fundador, a cobra e a águia são os animais qu simbolizam o país.

O segundo carro mostra a chegada dos colonizadores espanhóis no país. O carro traz as figuras de dois índios grandes, que simbolizam os índios colonizados.

No terceiro carro, a escola faz uma homenagem ao Dia Dos Mortos, data em que marcada com uma grande comemoração. Neste carro, 40 crianças desfilarão vestidas de caveirinhas.

O quarto carro mostra a fauna, a flora e as belezas naturais mexicanas. O quinto carro, que encerra o desfile, traz a comemoração pela conquista do tricampeonato, em 1970.

Segundo Poporcov, a escolha causou repercussão no país. "A TV mexicana pediu autorização para a Globo para transmitir o desfile ao vivo", disse.

Muitos mexicanos vieram ao Brasil especialmente para participar do desfile. O cônsul do México em São Paulo, Salvador Arriola, desfilará no último carro, onde a atriz global Gisele Itiê também será destaque. À frente da bateria, estará a modelo "Bandida". A modelo Angela Bismarchi desfilará no segundo carro.

Desfiles

Antes da Imperador do Ipiranga, a Mancha Verde passou pelo sambódromo. Na seqüência, se apresentam Vai-Vai, Acadêmicos do Tatuapé, Mocidade Alegre, Acadêmicos do Tucuruvi, Rosas de Ouro e Império de Casa Verde.

No sábado é a vez de Tom Maior, Barroca Zona Sul, X-9 Paulistana, Nenê de Vila Matilde, Camisa Verde e Branco, Águia de Ouro, Unidos de Vila Maria e Leandro de Itaquera.

No domingo ocorrem os desfiles do Grupo de Acesso: Primeira da Aclimação, Combinados de Sapopemba, Pérola Negra, Camisa 12, Unidos do Peruche, Gaviões da Fiel e Unidos de São Lucas.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Carnaval em São Paulo
  • Saiba mais sobre o Carnaval
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página